Edição n° 06
O 51º aniversário da emancipação político administrativa da cidade de Carapicuíba foi comemorado na manhã do dia 26 de março, no calçadão central, com um bolo de 51 metros para todos os presentes.
Houve um ato solene com a presença do prefeito Sergio Ribeiro, secretários municipais, vereadores, estudantes e professores da cidade, representantes de entidades e parte dos munícipes.
A Folha Carapicuibana parabeniza a população, os representantes da administração pública e àqueles que buscam, direta ou indiretamente, dirimir problemas sociais da cidade, lutando pelo bem comum da nação carapicuibana!
História de Carapicuíba, veiculada junto ao site da Prefeitura (com correções de pontuação e de concordância verbal, conforme as regras da língua portuguesa):
De acordo com a Prefeitura do Município de Carapicuíba, a história da cidade se remete a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo.
Existem várias versões sobre o significado da palavra CARAPICUÍBA, tais como “pau podre”; “aquele que se reúne em poços”; “cascudo”; “escamose” etc.
Porém, segundo o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Linguística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba. Assim, tem-se “cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido”. Logo, CARAPICUÍBA é o nome de um peixe: “Cará comprido que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu”.
CARAPICUÍBA foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580) com o objetivo de preservar a educação e a moralização dos silvícolas, diante do homem branco. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.
Em 1928, CARAPICUÍBA já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas; cereais; legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.
Em 1948, CARAPICUÍBA foi elevada a categoria de “Distrito de Paz”, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856 quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo_ que ainda reteve parte das terras, onde há a Companhia de Habitação-Cohab. Em 1949, Carapicuíba integrou-se como um dos distritos do Município de Barueri, criado naquela mesma época.
Após um bom período de batalha em prol da emancipação, em 26 de março de 1965, CARAPICUÍBA torna-se município!