Homenagem ao último Combio de Vouga 2022: a locomotiva portuguesa do Século XX, a esperança e o renovo do Brasil por meio desta representatividade histórica.

Por Profº Fabiana Rodovalhö Nèmet – Pesquisadora e Jornalista – MTB 86.670/SP – Nº USP 190665

Linha do Vouga em 2022

O Comboio histórico de Vouga, em Portugal, conhecido por Vouguinha, Chancas ou Fumaça, saiu, mais uma vez, em uma belíssima viagem turística.

O Comboio havia saído pela última vez entre os meses de junho e outubro, circulando entre Aveiro e Macinhata do Vouga. Ele é uma das cinco carruagens dos primeiros anos do século XX, rebocadas pela histórica locomotiva diesel 9004. Na ida, os turistas podem visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e, na viagem de regresso, desfrutar da oportunidade de visitar o centro histórico de Águeda.

Muitos paulistas, na região oeste da grande São Paulo, puderam conhecer mais uma parte da história dos nossos irmãos portugueses na última edição da Folha Carapicuibana impressa de 2022, publicada na coluna impressa Brasil e o Mundo – Difundindo Cultura & Conhecimento. Essas imagens do vídeo, a seguir, foram captadas no último dia 10. Coisa linda!

Linha do Vouga em 2022

Neste momento de passagem de ano, tão significativo no mundo – sobretudo no que diz respeito ao destino do Brasil -, a equipe de imprensa, filantropia e pesquisa científica do jornal Folha Carapicuibana elegeu, em razão dos últimos acontecimentos, o tema denominado “A última saída do Comboio histórico de Vouga 2022”para desejar um novo ano repleto de paz e realizações na vida de todos os brasileiros. Que a carruagem de 2022 termine esse trajeto tão dificultoso, cansativo e frustrante, retornando em 2023 pelo caminho oposto a guerra e à fome; ao ódio; à infame e as dores de uma nação em diversos aspectos, trazendo consigo um novo cenário, diga-se de passagem, repleto de esperança, paz e decisões assertivas.

Feliz 2023, Brasil!

Jornal Folha Carapicuibana
Edição impressa Dezembro/2022

Responsabilidade Social: Editora Alphaville