CIDADE DE BARUERI TERÁ USINA TERMELÉTRICA MOVIDA A LIXO: unidade será a primeira da América Latina

Por Wandir Coelho Cavalheiro

N° USP 10141107

Jornalista – MTB N° 0086671

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a cidade de Barueri será pioneira no projeto de uma Unidade de Recuperação Energética, conhecida como URE. A Unidade será a primeira da América Latina a gerar energia elétrica a partir da utilização de resíduos sólidos urbanos, processo conhecido mundialmente como Waste-to-Energy (WtE). A previsão para o início está estimada para o final de 2025.

O projeto traz uma inovação tecnológica para o mercado nacional que irá transformar por dia 870 toneladas de lixo urbano em energia elétrica.  Este tipo de processo é muito utilizado no Japão, China, Estados Unidos e em diversos países da Europa, tais como França, Alemanha e Itália, utilizando, como matéria prima, o lixo. A URE é uma solução que visa a destinação correta dos resíduos para os grandes centros urbanos. Além de auxiliar na diversidade da matriz energética renovável brasileira, irá contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), conforme a Lei nº 12.305, instituída em 2010 para conferir diretrizes ao gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil.

Os resíduos destinados pela prefeitura à unidade serão os rejeitos, ou seja, aquilo que não for possível utilizar na reciclagem. De acordo com a empresa Orizon Valorização de Resíduos, detentora da PPP, a energia gerada pela URE será equivalente para atender 320 mil pessoas, utilizando um total de 300 mil toneladas de resíduos sólidos por ano.

Esta solução atende aos mais rígidos padrões de segurança do mundo, com as mais avançadas tecnologias para o processo térmico, filtragem e controles de emissões, evitando, em média, a emissão de 200.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.