Estudo estatístico anual do Grupo de Estudo e Pesquisa Científica do jornal Folha Carapicuibana: Jornal concede à Associação da Vila Ilhéus Selo de Excelência Folha Carapicuibana 2022 com as ações sociais mais eficazes da grande São Paulo

You are currently viewing Estudo estatístico anual do Grupo de Estudo e Pesquisa Científica do jornal Folha Carapicuibana: Jornal concede à Associação da Vila Ilhéus Selo de Excelência Folha Carapicuibana 2022 com as ações sociais mais eficazes da grande São Paulo

Por Profº Fabiana Roovalho Nèmet – Pesquisadora e Jornalista – MTB 86.670/SP – Nº USP 190665

Devido ao atual cenário político e a insuficiência das ações do poder público no Brasil, cresce exponencialmente o número de organizações não governamentais (ONGs), que são as entidades privadas sem fins lucrativos, isto é, prestadoras de serviços públicos voltadas ao terceiro setor, com fulcro no artigo 44 do Código Civil brasileiro.


De conhecimento mútuo e notório, o movimento filantrópico do jornal Folha Carapicuibana, ao projetar seus valores para o futuro, tem desenvolvido um estudo estatístico anual por meio de um dos seus projetos, no qual é abordada a relevância das ONGs instituídas na grande São Paulo. O intuito deste estudo, realizado há 07 anos, é buscar as ações executadas por cada instituição, destacando os programas sociais que mantém maior afinco na coletividade, desenvolvidos em prol da nação brasileira.


No decorrer da pesquisa realizada em meio a pandemia, mais precisamente entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2022, o GEP – Grupo de Estudo e Pesquisa Científica do Jornal Folha Carapicuibana – classificou, entre muitas organizações, poucos grupos que mantém um conjunto de atividades voluntárias veementemente ativas na região. Dentre eles, o título de grande destaque pela realização de um trabalho efetivo, diversificado e contínuo é da Associação da Vila Ilhéus, localizada em Barueri.

A instituição, que completará 21 anos de funcionamento, tem como cofundador o visionário “Antonivaldo Rios Gomes”, conhecido popularmente como “Kascata”, um dos responsáveis por ter unificado forças a fim de evidenciar uma série de aspectos sociais que, ao longo de todos esses anos, incidiriam sobre um trabalho necessário, transparente e eficaz para a região, preservando os aspectos culturais da população e a dignidade da vida humana.


Pautado na imparcialidade e nos atos de fiscalização, o jornal concede o Selo de Excelência Folha Carapicuibana 2022 à Associação da Vila Ilhéus e, em nome da transparência, publica a sua história, bem como as informações acerca de sua estrutura e de seus projetos executados.

**Os textos abaixo foram escritos e gentilmente cedidos pela jornalista da Associação Vila Ilhéus, Grasielly Dias – MTB 93065/SP, responsável pela Revista da ONG.