Edição n° 86
No início deste mês os fundadores do jornal Folha Carapicuibana e estudantes da USP, Eng.º Wandir Coelho Cavalheiro e Eng.ª Fabiana Rodovalho Nemet deram início a uma pesquisa para optativas da universidade em parceria com alguns estudantes da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP, constatando que, no acesso diário aos jornais eletrônicos, grande parte da população mundial enfrenta dificuldades para ler os textos publicados.
Esta dificuldade não está atrelada a falta de convívio diário com o aparelho digital, pelo contrário. Com o passar do tempo, quanto mais alguns leitores se esforçam para realizar as leituras digitais, mais dificuldades vão sentindo, razão pela qual muitos brasileiros preferem livros físicos aos e-books, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos. Devido a aderência as novas tecnologias os americanos têm adotado softwares que os auxiliam na leitura digital.
Considerando a questão o jornal Folha Carapicuibana acaba de disponibilizar, para todas as suas matérias, uma excelente tecnologia que transforma textos escritos para a linguagem oral, digitalmente narrados por meio de um sintetizador de voz. Ao abrir a página com a matéria, basta que o leitor clique em OUÇA O TEXTO para ouvi-lo.
Desta forma os leitores que preferirem, em vez de ler, poderão “ouvir” os textos do jornal sem maiores dificuldades, quer seja em computadores, quer seja em Smartfones.