Edição n° 05
O Prefeito Sérgio Ribeiro (PT) anunciou, no próprio site da prefeitura, a inauguração do “Terminal Rodoferroviário e Boulevard”, a qual se daria ontem, dia 20/03, às 10h. Embora nenhum parlamentar tenha comparecido para a suposta inauguração – nem mesmo o prefeito ou seus assessores, não houve nenhuma satisfação à sociedade por parte da prefeitura que, sequer, prontificou a ratificação da data do evento veiculado ao site. Esperava-se, no mínimo, a veiculação de uma simples nota, informando aos munícipes para que não se dirigissem ao local, visto que não haveria mais inauguração naquele dia. Pelo contrário, a prefeitura manteve o convite para que todos os interessados em contemplar a nova benfeitoria da cidade perdessem seu tempo na manhã de domingo!
A equipe da Folha Carapicuibana entrevistou algumas pessoas que se dirigiram ao local a fim de participar desta “suposta inauguração”, dentre elas, idosos, mulheres com crianças; alguns pré-candidatos a vereadores e pessoas engajadas em ações sociais. Segundo a professora Márcia, que, assim como os demais, prefere não ser fotografada, “é uma tremenda falta de respeito o que este prefeito Sérgio Ribeiro está fazendo com as pessoas de Carapicuíba, como se apenas eles tivessem interesse em participar das inaugurações da cidade, por isto nem se preocuparam em tirar esse anúncio do site”. Em seguida, algumas pessoas, revoltadas com a situação, nos procuravam informando que outras já haviam ido embora.
“A minha sorte é que moro aqui no centro. Vim direto de casa só para ver esse terminal inacabado ser inaugurado, parecia até piada, mas a maior piada é saber que esse convite está no site da prefeitura e que não tem nenhum deles aqui para inaugurar nada”. Silvio, aposentado.
“Temos que dar um basta nisto, esse tipo de gente não pode mais compor o corpo parlamentar da nossa cidade. Acabou, não voto mais em nenhum deles, nem eu, nem a minha família com mais de 90 membros aqui em Carapicuíba e, no que depender de nós, nenhuma das pessoas que conhecemos aqui, e que são muitas, viu? As experiências são podres e esta é apenas uma delas”. Renato Oliveira, estudante de Direito e desenvolvedor de projetos sociais de uma organização não governamental.
“Por que esses irresponsáveis não excluíram esse convite falso e mentiroso que colocaram para nós, no site da prefeitura? Se não fosse aquele Guarda Civil Metropolitano que está ali, naquela Van, parado ao lado da estação de Trem, as pessoas estariam todas aqui, até agora. O problema é que todos perderam seu tempo”. Adriana de Souza, técnica de enfermagem.
“Estou aqui com meus filhos pequenos porque precisava falar com esse prefeito e fiquei sabendo que esse terminal começaria a funcionar hoje. A minha irmã me ligou agora e acabou de dizer que as pessoas tem razão, o aviso continua no site”. Mariana Silva da Costa, vendedora de eletrodomésticos.
“Sou guarda noturno em Osasco, moro longe daqui do centro, tenho que pegar um ônibus, mas aproveitei para passar por aqui e ver a inauguração porque meu chefe falou que esse terminal seria inaugurado hoje. Que mentira é essa que o prefeito Sérgio Ribeiro pregou nas pessoas só pra gente vir até aqui a toa?”. Josenildo dos Santos, guarda noturno.
“Estou com muita raiva porque vim aqui com a minha irmã e minhas sobrinhas pequenas, minha irmã trabalha aqui perto, mas se eu soubesse que não teria nada, nem aqui a gente estaria! Da próxima vez, a gente nem vem porque ninguém é palhaço”. Jocélia, vendedora ambulante.
Levando em conta os depoimentos de algumas poucas pessoas que, a fim de retornar para suas casas, ainda aguardavam nos pontos de ônibus, a prefeitura teria a obrigação de notificar a cidade de Carapicuíba que a inauguração teria sido adiada – o que ocorreu por razões fáticas, evidentemente. A propósito, a administração pública declara, em sua prestação de contas, um pequeno gasto de R$300.000,00 (Trezentos mil reais), valor este destinado apenas à “comunicação”, de acordo com a Lei Nº 3.350, de 29/12/2015, a qual “Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Carapicuíba para o exercício de 2016”, em detrimento ao artigo 165, parágrafo 5º, incisos I e III, da Constituição Federal.
Ao verificar o site da prefeitura, a equipe da Folha Carapicuibana constatou a permanência da circular sobre a inauguração do terminal, mais precisamente na página de “imprensa e informativos”, conforme veiculado abaixo.
A Folha Carapicuibana, engajada em questões sociais em prol do povo, tem buscado articular os princípios de justiça social incluídos na Constituição de 1988, bem como a natureza dos instrumentos legais devidamente incluídos no Estatuto da Cidade, isto é, relacionando equidade social com a avaliação de políticas urbanas. Segundo alguns profissionais da área de engenharia dos transportes/mobilidade urbana, os quais compõem parte da nossa equipe, em determinadas cidades da grande São Paulo é comum detectar um desequilíbrio na distribuição de benefícios, em especial dos benefícios da urbanização em relação a grupos de moradores em desvantagens na cidade.
Quanto à cidade de Carapicuíba, analisar equidade social para os propósitos de avaliação de políticas públicas vai muito além do tema! A escassez de fiscalização em conjunto com a omissão do chefe do Executivo permeia a cidade como um todo; sem exceção, permeando, inclusive, meros detalhes a serem verificados no próprio sistema interno da prefeitura – a exemplo da permanência da circular junto ao site, referente à inauguração propriamente dita, evento que, na verdade, não ocorreria.
Contudo, por meio da Coluna S.O.S. Prefeito, representando a equipe da Folha Carapicuibana, venho solicitar, ao prefeito Sérgio Ribeiro (PT) e a quem quer de direito, maior responsabilidade para com os munícipes, levando em conta todas as questões pertinentes à cidade. Por vias de fato é inadmissível que um prefeito continue tratando seu povo de forma descabida, tanto quanto desrespeitosa!