ARTIGOS CIENTÍFICOS – GEP 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO JORNAL FOLHA CARAPICUIBANA

Colabore! Faça parte do Grupo de Estudos e Pesquisas do jornal Folha Carapicuibana:

Envie seu artigo científico para pesquisacientifica@folhacarapicuibana.com.br

 

O GEP – Grupo de Estudos e Pesquisas do Jornal Folha Carapicuibana é direcionado à produção acadêmico-científica em todas as áreas do conhecimento e em áreas estratégicas para o desenvolvimento das cidades, com suas interfaces e aplicabilidades, enfatizando a pesquisa, a reflexão teórica-metodológica, vertentes e hibridismos de qualquer linha de investigação científica, dando vasão, ante qualquer coisa, à produção acadêmica universitária.

Como órgão de imprensa, o jornal Folha Carapicuibana representa um grupo de estudos e pesquisas que, como uma de suas metas, constrói elo entre a Universidade e a sociedade. Seu projeto editorial particulariza um jornalismo crítico, independente, pluralista e apartidário e, para os artigos publicados no GEP, particulariza a multidisciplinaridade, com ensaios de colaboradores.

A respectiva coluna defende o princípio de que disponibilizar pesquisas à título gratuito ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, portanto, comporta qualquer tipo de artigo científico, desde que no formato correto, obedecendo aos padrões exigidos segundo as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR6023.

Quando ao processo de avaliação pelos pares, as pesquisas serão submetidas à avaliação prévia pelo editorial do jornal e, caso se faça necessário, à correção gramatical. O respectivo conselho é responsável pela escolha dos artigos que serão publicados – que podem ser encomendados ou enviados espontaneamente (sem compromisso de publicação).  As publicações são realizadas gratuitamente e o conteúdo é de livre acesso, podendo qualquer usuário compartilhar os textos e realizar buscas sem restrições, desde que seja mencionada a fonte, autoria e sem finalidades comerciais.

COMO PROCEDER

Escrevi um artigo, mas nunca realizei a publicação em revistas científicas:

Se o artigo nunca foi publicado em revista científica, é necessário conter: Titulo, autor (es), qualificação do autor, resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referência bibliográfica.

Escrevi um artigo e já realizei sua publicação em uma revista científica:

Se o artigo já foi publicado em alguma revista científica, seja ela especializada ou generalista, o autor deverá enviar o artigo, citando no corpo do e-mail o nome da revista, o ano, a edição, o volume, os números das páginas da publicação, mês/ano e o número do ISSN da revista. Exemplo:

Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 3, Ed. 3, Vol. 4, pp. 39-53, Março 2018. ISSN: 2448-0959

PLÁGIOS SERÃO DESCARTADOS

Na confecção de um artigo científico, por vezes, o pesquisador não tem o intento de “copiar”, mas se esquece de referenciar um parágrafo, o que caracteriza plágio, ainda que apenas embasado nas ideias alheias. Para evitar tal caracterização, é necessário citar cada parágrafo, tendo em vista que uma pesquisa cujo trecho não é citado jamais poderá ser considerada fonte fidedigna.

Todos os artigos e suas autorias serão respectivamente conferidos por meio de uma tecnologia desenvolvida pela startup Mobile Now Brasil, do Grupo Editora Alphaville – www.editoraalphaville.com.br 

***COMO ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO

Confira as etapas de como escrever seu artigo científico, segundo as regras ABNT, descritas por Vitor Rodrigues, no site Via Carreira:

 

Citações diretas e indiretas

Citações diretas são basicamente uma transcrição do que foi escrito na obra referenciada.  Elas são sinalizadas com o uso de aspas e, quando possuem mais de três linhas, precisam ser apresentadas em um parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho de letra menor que o utilizado no texto e espaçamento simples entre linhas.

No caso das citações indiretas em artigos científicos ABNT, o aluno fica livre para apenas traduzir o que disse o autor original, sem precisar utilizar aspas ou transcrever todas as palavras usadas na obra consultada.

Citação de citação

Caso o aluno não consiga ir até a obra original, ele tem a opção de citar um autor que faz citações referentes a essa obra.

É preciso citar o sobrenome do autor do documento (que não foi encontrado pelo pesquisador) seguido da expressão “apud”, do sobrenome do autor que realmente foi consultado e do ano da publicação.

Ex: Teixeira (apud Riveras, 2007).

No rodapé, mencione somente a obra que não foi consultada. Já ao final do trabalho, na indicação bibliográfica, apenas o autor realmente pesquisado deverá ser citado.

Elementos gráficos

Os pesquisadores devem redigir o artigo de acordo com as normas da ABNT. (Foto: Divulgação)

De longe a dúvida mais comum entre os pesquisadores que precisam fazer artigos científicos, a disposição de elementos gráficos solicitada pela ABNT não é tão complicada assim. Veja as disposições gerais:

Fonte: “Times New Roman”, “Arial” ou “Verdana”

Cor: Preta

Título capa e folha de rosto: fonte de 14 a 18

Corpo do texto: fonte 12

Título seção ou capítulo: fonte 14

Subtítulo: fonte 12

Rodapé: fonte 10

Indicações bibliográficas, ilustrações e tabelas: fonte 10

Títulos de ilustrações e tabelas: fonte 11 (negrito)

Citações longas: fonte 10

A numeração deve constar na parte superior direita de cada página. Além disso, o espaçamento geral entre linhas do artigo deve ser de 1,5.

5 – Apresentação das citações

Ao utilizar uma citação, é necessário construí-la de maneira padronizada. Para isso, você  deve optar por alguma das duas alternativas abaixo:

– Citar utilizando o sobrenome do autor seguido da data de publicação da obra.

Ex: (RUFINO, 2003).

– Utilizar o sistema numérico e trabalhar com notas de rodapé. Dessa forma, você somente deixará um número sinalizando a citação e discorrerá sobre ela nas notas de rodapé.

Dê importância às citações. Elas deixarão o seu trabalho com mais credibilidade. (Foto: Divulgação)