Edição n°29
Neste último sábado (03), foi realizado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seção 181ª um debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Carapicuíba. O evento, coberto pela imprensa – jornal Folha Carapicuibana e outros veículos de comunicação – foi transmitido ao vivo via Internet, com mais de 19 mil pessoas que o acompanhava, em tempo real.
Com os debates, o eleitor terá a oportunidade de discutir, ainda que superficialmente, os problemas do município, bem como apontar ou sugerir soluções. É por meio do debate público que os candidatos, sem o artificialismo da propaganda produzida – que, por vezes, fazem o eleitor depositar credibilidade na imagem, ainda que sem argumentação fática – podem apresentar as suas principais propostas e o seu plano de governo, bem como discutir as ideias do adversário. É esta uma oportunidade de o eleitor avaliar com mais critério o perfil de cada candidato, assim como a sua linha de trabalho, competência, sinceridade e comprometimento com a solução dos problemas do município. Nesse sentido, o debate público estimula a discussão e os compromissos firmados pelo futuro gestor.
Neste debate, realizado na OAB, os candidatos a prefeito expuseram seus planos de governo.
Candidato Abraão Junior, PSDB:
De acordo com o vereador e presidente da Câmara, a cidade de Carapicuíba vem enfrentando um problema muito grave em seu orçamento, sendo este muito pequeno e defasado. Entretanto, por ter presidido a câmara municipal por duas vezes, o candidato se considera capacitado para liderar as pessoas. Ele frisou, ainda, suas conquistas na presidência câmara, economizando, como exemplo. 40% dos custos dos contratos. Assim sendo, a principal proposta do candidato é trazer gestão e capacidade para a cidade de Carapicuíba, visto que, para uma excelente gestão, só um profissional capacitado em determinada área poderá gerir um problema.
Candidata Professora Sônia, PRB:
A prioridade da vereadora será a saúde, pois, nos dizeres da candidata, “a saúde grita, as pessoas tem que mentir o endereço pela falta de saúde pública”. Contudo, sua primeira medida – além de reformar as unidades básicas de saúde – será o monitoramento dos médicos, o que ocorrerá por meio do ponto eletrônico.
Candidato Marcos Neves, Partido Verde:
De acordo com o deputado, suas principais propostas giram em torno da saúde: uma delas é que os postos de saúde fiquem abertos até as 20h. Outra medida citada foi a informatização das farmácias, medida esta que objetiva evitar o desvio de remédios. Para o candidato, a providência mais importante seria a descentralização das consultas. Outra proposta citada é a avaliação feita pela população dos servidores dos postos de saúde. Na área da educação, o candidato pretende ampliar as vagas nas creches e, na área da segurança, ampliar o número de guardas municipais.
Candidato Luis Teixeira, PPL:
O referido candidato disse ser “candidato a prefeito voluntário”, ou seja, se eleito irá devolver todo o salário de prefeito aos cofres públicos, a fim de acabar com a corrupção, mostrando uma nova forma de liderar a população.
Candidato Professor Ricardo, PSOL:
De acordo com o candidato, seu governo será pautado pela participação popular. Dessa forma as questões de saúde, educação e lazer serão tratadas diretamente com a população.
Candidato Vanderlei Fernandes, Partido Rede Sustentabilidade:
Segundo o candidato, caso venha ganhar as eleições 2016, no primeiro dia de mandato irá convocar a população da cidade para que possa ser decidido as prioridades de seu governo, bem como todas as instituições que realizam um trabalho sério, as quais possuem reconhecimento popular, porém, por vezes não recebem a devida colaboração dos órgãos públicos. O candidato também frisou alguns projetos, como exemplo, a informatização do sistema de entrada e saída de medicamentos.