O colunista político Pablo Nemet homenageia os trabalhadores de Carapicuíba e relembra Getúlio Vargas: “Todas as vossas angústias são uma coroa de espinhos em meu coração”.

Edição n° 11

Por Pablo Nemet

 60

“Trabalhadores de São Paulo, conheço o vosso sofrimento e dele faço o meu cilício. Todas as vossas angústias são uma coroa de espinhos em meu coração. Eis por que me encontro aqui para vos dizer que vosso apelo a meu nome, vossa lealdade aos ideais de renovação do Brasil representam apenas o primeiro passo para a vitória. É necessário votar. É necessário votar no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O vosso partido, trabalhadores de São Paulo, é a maior força política e social do Brasil”.

 Getúlio Vargas (19 de abril de 1882 – 24 de agosto de 1954)

A equipe do Jornal Folha Carapicuibana tem a honra de dedicar esta semana a todos os trabalhadores da cidade de Carapicuíba e região, homenageando-os na coluna “Destaque da Semana”.  Em memória ao grande líder brasileiro, Getúlio Vargas, lembremos os grandes desígnios da ideologia trabalhista: no dia 1º de Maio de 1939, Getúlio criou a Justiça do Trabalho – com representação classista – para julgar os litígios decorrentes das novas leis trabalhistas criadas desde 1930.

Era Vargas ocorreu entre 1930 e 1945, durante 15 anos consecutivos em que Getúlio Vargas participou do Governo. Foi este um período marcado por inúmeras mudanças viabilizadas por Vargas, tanto no aspecto social quanto no econômico.

Visando o bem comum e os direitos trabalhistas do cidadão, no dia 1º de Maio de 1943, Getúlio anunciou sua brilhante criação: a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as quais vigoram até hoje como sendo o ordenamento jurídico do empregado celetista no Brasil. Foi Getúlio Vargas quem criou o salário mínimo. Seu modo de governar ficou conhecido com populismo, já que ganhou o apoio popular, para tanto, muitas dessas leis e benefícios se mantêm até o presente momento!

Getúlio venceu a revolução paulista, mesmo com diversas dificuldades de apoio e aliança. Após instituir outras mudanças como um marco para o país, o fim da Era Vargas se deu por um golpe militar, em 29 de outubro de 1945. Em sua cidade natal, São Borja, várias mudanças ocorreram, portanto Getúlio Vargas chegou a ser presidente outra vez – entre 1951 e 1954 – eleito pelo povo para fazer mais mudanças no país.

Retrato Getulio Vargas
Retrato Getulio Vargas

“Trabalhador Carapicuibano, tão cedo aprendi a conhecer vosso sofrimento e dele faço o meu cilício”.

Pablo Nemet

Não há uma forma de comemorar o dia 1º de Maio, dia do trabalho, sem relembrar Getúlio Vargas, o inspirador, configurador ideológico e organizador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que, atualmente, luta para reconfigurar um cenário que se perdeu no tempo…. cenário este chamado Brasil, onde…

“…um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para conduzir uma fragata (navio militar).

… um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para operar os elevadores da casa do que um oficial da Força Aérea que pilota um mirage (avião caça militar).

… um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial general do Exército que comanda uma Região Militar ou uma grande fração do exército.

… um diretor “sem diretoria” do Senado, cujo título serve tão somente para justificar o salário, ganha o dobro do que ganha um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional.

… um assessor de terceiro nível (assessor III) de um deputado – que também possui esse título tão somente para justificar seus ganhos, mas é conhecido como um “aspone” ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de graduação, profissional este que dedica seu tempo em busca de curas e vacinas para salvar vidas.

“De perros y hombres” (De cães e de homens)

Juan Arias, correspondente espanhol no Brasil do El País, um dos principais jornais do mundo.

PARABÉNS AOS TRABALHADORES DA CIDADE DE CARAPICUÍBA!!!

Em homenagem ao dia do trabalhador, proponho, em nome da Folha Carapicuibana e da população do nosso município, que reexaminemos nossos conceitos sobre o que é de fato votar e o “porquê” de votar em determinado candidato, analisando, em especial, a coerência de seus trabalhos socais realizados para a coletividade (por que certo candidato quer se tornar um vereador, por exemplo? O que ele tem feito para tentar buscar melhorias à cidade e a vida da população? Onde estão os registros que comprovam a realização de seus trabalhos?).  Façamos a nós mesmos perguntas plausíveis e necessárias para verificarmos se aquele candidato tem realizado algo que possa ser, de fato, classificado como “motivo justo” para ocupar um cargo tão sério que, na verdade, deveria ser visto como “sagrado”, uma vez que depositamos nosso voto de confiança em alguém que irá nos representar.

No caso de um prefeito e um vereador, se porventura o mesmo desejar ser reeleito, cabe a nós pesquisarmos acerca da execução de seus deveres enquanto ocupava o cargo público, desde o atendimento a nós, eleitores (dever legal do parlamentar), dando uma resposta as nossas reivindicações individuais e coletivas (por meio do jornal Folha Carapicuibana, fazemos esse intermédio atendendo as inúmeras petições enviadas pela população de Carapicuíba) até “o excelente funcionamento” de hospitais e postos de saúde em nossa cidade (outro dever legal do parlamentar).

Ademais, temos necessariamente que verificar seus projetos de Leis (projeto de Lei ordinária e de lei complementar, projetos de decreto legislativo e projetos de resolução), em outras palavras, fiscalizando se esta Lei foi realmente direcionada ao bem comum e, sobretudo, se a mesma foi cumprida. Ex.:

Lei Nº 3.100, de 27 de outubro de 2011, autorizando a Prefeitura a implantar a operação urbanística “Novo Centro – sua Nova Cidade”, visando a melhoria e valorização ambiental e o desenvolvimento urbano, educacional e cultural da área central da cidade, mediante a implantação e implementação da infraestrutura na área de abrangência do programa. A construção estava dividida em três partes:

 1ª) Túnel da Av. Deput. Emílio Carlos (devidamente entregue).

2ª) Terminal rodoferroviário e passarela de acesso ao mesmo (a ser entregue).

3ª) Passarela que liga a Estação CPTM à av. Francisco Pignatari, onde estão situadas FATEC, ETEC, Faculdade FNC (as obras NUNCA foram iniciadas).  

É apenas desta forma que poderemos ampliar nossa consciência política, traçando uma exposição de motivos para escolhermos o candidato certo às eleições e descartarmos os demais, votando de forma consciente a fim de limpar os três poderes da União, Estados e Municípios. Saibamos que esta “limpeza” que faremos por meio do voto acabará com a corrupção e colocará fim ao oportunismo, isto é, mais precisamente àquele número excessivo de pessoas que “trabalham” vivendo a sombra de um parlamentar, oportunidades estas conhecidas como “cabides de empregos” que, embora coerentes em detrimento às (próprias brechas) Leis brasileiras, no ímpeto da moralidade estarão sempre à margem da sociedade, ferindo direta e indiretamente ao cidadão íntegro; ao trabalhador – quer seja empregado, quer seja empregador.

Quem não valoriza o trabalho e o trabalhador, não merece respeito!

Pablo Nemet

Homenagem da Folha Carapicuibana ao dia do trabalho: