Edição n°40
Muitas pessoas pensam que a AIDS mata, mas a AIDS nunca matou ninguém! Então, o que é AIDS? Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+).
A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal. Por isso, é um erro dizer que a AIDS mata, quem mata são as doenças oportunistas.
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são os de prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, o que se dá pela redução da carga viral e pela reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.