Edição n° 73
.
É com o objetivo de acabar com o comércio ilegal de aparelhos falsificados – comercializados em feiras, camelôs, galerias etc. _ que a Anatel bloqueará aqueles aparelhos que não contem a certificação da agência. A medida inclui também tablets e microcomputadores que se valem de chips de operadoras para acessar a internet.
.
Cada aparelho tem que conter o selo de Identidade Internacional de Equipamento Móvel (Imei, na sigla inglesa), regido no Brasil pela Anatel. Os aparelhos falsificados, por sua vez, não contem tal certificação. A previsão para as notificações de aparelhos não regulamentados é até dia 15 de setembro; o aviso será feito por SMS, avisando os consumidores sobre a medida. Para saber se seu equipamento se engloba basta verificar se há um selo da Anatel na bateria ou no manual do aparelho.
.
Celulares comprados no exterior podem não ter a certificação da Anatel, entretanto, não serão bloqueados se tiverem o registro de outro órgão estrangeiro que componha o Grupo Especial de GSMA (Associação de aparelhos GSM). Logo, é recomendável, antes de adquirir um novo Smartfone ou celular, verificar se ele é regulado pela Anatel.
.