Edição n° 71
Por Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70
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Desde a edição nº 67, o jornal Folha Carapicuibana vem recebendo pedidos para reforçar a elaboração de artigos referentes à saúde na cidade de Carapicuíba. Os leitores, na qualidade de munícipes, têm razões de fato e de direito para o pleito, apoiados pelo jornal que os representam.
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Sabe-se que, desde o início deste trabalho, há quase dois anos, a equipe do jornal Folha Carapicuibana corrobora centenas de e-mails enviados semanalmente pelos leitores como pauta das edições publicadas, as quais reivindicam direitos atinentes à coletividade.
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No ano de 2016, a Folha Carapicuibana computou centenas de e-mails semanais enviados por munícipes infelizes com a saúde pública na cidade de Carapicuíba, entre eles, servidores públicos municipais que atuavam em determinados postos.
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Na ocasião, a equipe do colunista político Pablo Nemet, ao verificar os inúmeros apelos enviados a coluna, se dirigiu para um ponto da cidade a fim de colher, pessoalmente, a opinião de diversas pessoas.
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Porém, a Folha Carapicuibana continua recebendo um número exacerbado de e-mails, os quais abordam os mesmos problemas reivindicados na gestão anterior, tangenciando a ineficácia do sistema de saúde no município.
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Prefeitura responde ao jornal Folha Carapicuibana via e-mail:
Em resposta ao jornal, a prefeitura de Carapicuíba informou, por e-mail, que o mutirão da Secretaria da Saúde já realizou, desde o início da nova gestão até o momento, mais de 45 mil ligações a fim de identificar e organizar os pedidos. Nesta ação, já foi agendado mais de 26 mil consultas e exames. De acordo com o parecer enviado à equipe do jornal Folha Carapicuibana, os servidores atuam de segunda a sábado com o objetivo de realizar uma grande força tarefa para melhor o atendimento à população e, assim, diminuir o tempo de espera para o agendamento.
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“Estamos trabalhando para melhorar a saúde da nossa cidade. Além da contratação de médicos, revitalização das unidades, como o Pronto-Atendimento Vila Dirce, continuamos lutando para organizar e diminuir a fila de espera das consultas e exames. Já conquistamos bons resultados, mas sabemos que os desafios são enormes e ainda há muito trabalho pela frente”, salienta o prefeito Marcos Neves.
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De acordo com o mesmo parecer enviado ao jornal, o Programa “Meu Bairro Melhor – Um Dia de Cidadania”, realizado pela prefeitura no sábado (24), também está contribuindo para diminuir a demanda reprimida de consultas. A UBS do Jardim Ana Estela, por exemplo, realizou atendimentos, com clínico geral e ginecologista.
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Quanto à marcação de exames e consultas, a Prefeitura de Carapicuíba afirmou que vem trabalhando a fim de acelerar o processo da fila de espera, bem como o atendimento das demandas atuais, os quais estão sendo realizados por meio de muito trabalho.
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O jornal Folha Carapicuibana continuará acompanhando o desenvolvimento do setor a fim de buscar, de melhor maneira possível, soluções técnicas para que haja êxito no desempenho das ações, sanando o problema de atendimento e marcações de consultas.
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