Edição n°65
.
O ideal é sempre que a dor de dente aparecer, ir ao dentista o mais rápido possível. Porém, sabemos que isso nem sempre tão fácil de fazer. Por isso, o odontologista Milton Sabino ensina o remédio caseiro para dor de dente mais prático e eficiente de todos: comprar e tomar um analgésico que você já esteja acostumado a usar.
.
Remédio caseiro para dor de dente funciona?
.
Existem uma série de remédios caseiros para dor de dente ensinados entre as pessoas e até em sites na internet:
- Mastigar alho
- Aplicar cravo moído com azeite ou óleo vegetal
- Colocar uma cebola crua sobre o dente
- Fazer bochecho com água quente com sal
- Aplicar extrato de baunilha
- Mastigar folhas de losna.
.
É o caso da água quente, que realmente pode ser eficaz em alguns casos. “Algumas dores de dente, por exemplo, diminuem com frio e se intensificam com calor, mas outras reagem justamente ao contrário”, exemplifica o especialista.
.
O mesmo pode acontecer com os alimentos da lista acima: eles podem melhorar alguns tipos de dores de dente, mas piorar outros.
.
Existem diversas causas de dor de dente:
- Cáries
- Doenças periodontais
- Retrações gengivais
- Traumas dentários.
.
Como o paciente só saberá a causa da dor no consultório médico, o ideal é tentar tratar com o único método que funcionará de modo universal: o analgésico. “Esta é a forma mais comprovada de tentar fazer com que a dor passe”, frisa Sabino.
.
Alerta: o remédio caseiro para dor de dente que realmente é perigoso
.
No entanto, entre os remédios caseiros para dor de dente ensinados por aí, existe um que pode trazer muito mais prejuízos do que benefícios: a água oxigenada.
.
A receita caseira ensina aplicar água oxigenada 10 volumes com um algodão sobre o dente dolorido. Mas existem diversos riscos em se colocar esse produto na boca, mesmo que em doses pequenas.
.
“O uso desse produto em qualquer concentração, utilizado por pessoas não habilitadas, pode levar a consequências sérias, como queimaduras graves na mucosa e gengiva”, ressalta Milton Sabino. Ou seja, além da dor do dente em si, o paciente terá que ir para emergência por outros motivos.
.
Você pode até se perguntar: mas os dentistas não usam água oxigenada para clareamento? Sim, eles usam, mas um tipo específico: “A única água oxigenada que um dentista indicaria para você utilizar, em um caso muito específico seria a de 10% e seu uso contínuo irá alterar a sua flora bucal (o tipo de bactérias que vivem na boca) de forma não desejada”, ressalta o especialista.
.
Conclusão: melhor deixar a água oxigenada para indicação de seu odontologista de confiança.
.
Fontes e referência:
- Portal Minha Vida