Hepatite B: conheça as duas fases e previna-se!

Edição n°54

Por Thiago Oliveira Borges

.

Hepatite B é uma doença viral (transmitida por vírus) que causa irritação e inflamação no fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, os quais  são classificadas por letras A, B, C, D e E.

.

.

Transmissão:

A hepatite B é causada pelo vírus VHB. Assim que invade o organismo humano, ataca as células do fígado. A hepatite B pode ser transmitida por via sexual; sanguínea e vertical (a transmissão vertical se dá no parto).

 .

.

Tipos de hepatite B e sintomas

Os sintomas da hepatite B são: urina escura; dor abdominal; febre; dor nas articulações; amarelamento da pele; náusea; vômitos; fadiga; perda de apetite. Os sintomas vão melhorando aos poucos; geralmente duram alguns dias e desaparecem. Essa fase inicial, com sintomas e com alteração dos exames de sangue, é chamada de Hepatite Aguda. Nesta fase o sistema imunológico consegue combater o vírus facilmente e o prognóstico é dos melhores, com recuperação em poucos meses.

.

Entretanto, cerca de 5 a 10% dos casos o corpo não consegue combater o vírus B, permanecendo com infecção ativa, o que caracteriza a forma crônica da doença, que pode evoluir para problemas mais graves no fígado.

.

.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para a hepatite B aguda, mas é possível controlar os sintomas enquanto o sistema imune tenta combater o vírus.

.

Para a hepatite B crônica, existe tratamento específico: medicamentos antivirais para combater o vírus VHB.