Edição n° 36
Promessas milagrosas.
Ao navegar pela internet existem inúmeros anúncios com propagandas prometendo “lucros milagrosos”: cuidado! Antes de investir se faz necessário pesquisar muito! Vale lembrar ainda que os lucros são proporcionais ao investimento: quanto mais investir, mais lucro o investidor irá adquirir. Ao se deparar com uma instituição desconhecida, procure maiores informação sobre ela e as garantias que a mesma oferece. Para não cair em “golpes”, priorize instituições financeiras sérias, devidamente autorizadas pelo Banco.
Orientação financeira.
O recomendado e mais seguro é pedir conselhos ao gerente do seu banco sobre onde e como investir. Entretanto, consultar apenas um banco ou um gerente não é viável. Procure consultar, no mínimo, 03 bancos. Quando uma pessoa decide comprar um carro, normalmente, verifica inúmeros anúncios e/ou visita várias concessionarias a procura do melhor oferta. Para investir dinheiro não deve ser diferente: além de todo a cautela a ser tomada, procure por menores taxas de manutenção e maiores lucros.
Cuidado com “renda fixa”.
Mesmo levando o nome –renda fixa”, há algumas pequenas possibilidades de perder dinheiro ao investir nesta modalidade. Se por ventura você vender ou regatar o título antes da data pré-estabelecida, deverá haver uma baixa nos juros, isto é, no momento do resgate. Por esta razão é de suma importância ter pleno conhecimento ou a devida orientação daquilo que está sendo contratado.
Investir demasiadamente sem ter conhecimento.
Tome cuidado ao investir altos valores em uma só modalidade, tendo em vista que o correto é variar. Além de ser uma prática arriscada e ignorada por quem tem experiência, existem modalidades que variam ainda que se tratando do mesmo investimento. A exemplo deste pressuposto tem-se os títulos do –Tesouro Direto”, os quais são bem distintos, onde alguns mais arriscados e, outros, mais seguros,. Esses títulos são vendidos na mesma plataforma e com o mesmo nome, porém, os contratos de compra variam.
Esquecer de levar os impostos em conta
Um dos erros mais comum de se cometer ao começar investir é de esquecer de considerar os impostos, tirando a poupança quando não a movimentação, todos os investimento precisam ser declarados e ter seus impostos devidamente pagos. Ao contratar um investimento não se esqueça de levar os impostos em conta para ver se realmente ele vale a pena.
Não abandone seu investimento
Um investimento deve ser acompanhado todo mês por meio de extratos e relatórios, pois, se não estiver ocorrendo o crescimento esperado ao mês é melhor resgata-lo antes para ter um menor prejuízo. Não se pode esquecer que o mercado é mutável então qualquer mudança pode impactar diretamente no dinheiro aplicado.