Edição nº 17
Sabe-se que, atualmente, algumas cidades tem abordado questões pertinentes ao papel do comércio local como fonte de emprego e renda no desenvolvimento dos municípios – sobretudo dos municípios pequenos, onde este setor influência diretamente na economia.
Por meio do comércio local, a cidade aumenta a oferta de empregos à população, contribuindo para o desenvolvimento do própria município e para o aprimoramento da mão de obra local. Os empregos e salários gerados pelo comércio local se transformam em bem estar e qualidade de vida. Desta forma, a população mora melhor e em condições dignas.
Porém, para a destreza dos comerciantes de uma cidade, existem pessoas com prática de comércio que agem de má fé. Em datas festivas, como o “dia dos namorados”, por exemplo, o comércio local consegue trabalhar muito bem; por conseguinte, o município alcança um bom faturamento. Porém, devido a alguns fatores, este alcance pode ser inviabilizado.
Nesta última quarta-feira (08), os vereadores, durante assembleia realizada na Câmara Municipal, abordaram o assunto em tela. No que tange a efetividade do comércio e suas referências benéficas para o município, conforme citado, sabe-se que é de suma importância a presença tão somente do comércio local. Mas é fato notório a existência dos chamados “comerciantes oportunistas”, os quais procuram se estabilizar por alguns dias nas cidades, em épocas festivas – fazendo as vezes de um trabalho sazonal – com o intuito de vender suas mercadorias. Infelizmente esta prática gera prejuízos ao município, pois é sabido que, em meio a uma data festiva – como o dia dos namorados, uma feira que se instalar no município trás toda sorte de prejuízos à economia local, o que refletirá em cadeia.
Portanto, o jornal Folha Carapicuibana pede encarecidamente ao prefeito Sérgio Ribeiro que jamais conceda permissão a tais feiras para instalarem na cidade de Carapicuíba, uma vez que esses comerciantes não pagam impostos ao município. Ademais, há uma série de outras entraves, por exemplo, a falta de controle relacionando a procedência do material a ser comercializado.
Nesses moldes, a Folha Carapicuibana parabeniza ao excelentíssimo vereador, Elias Cassundé e o agradece por essa importante parceria para com o nosso jornal – um excelente parlamentar que, ao longo dos anos, tem realizado um trabalho sério e conciso na cidade de Carapiuíba. Desta forma, o vereador tem idealizado esse pedido ao prefeito:
“Sempre defendi a bandeira municipalista e continuo defendendo todos os temas que dizem respeito a nossa cidade de Carapicuiba! Em relação aos nossos comerciantes e empresários, defendo incentivos, investimentos e proteção. Não concordo com feiras da madrugada ou do mesmo estilo em tempos de datas comemorativas… e as mercadorias não tem procedências, prejudicando os nossos empresários e não contribuindo em nada para a nossa população; visto que não trazem benefícios para melhorar a arrecadação e nos deixam os transtornos com limpeza e causando prejuízos para os munícipes, que não tem a quem reclamar ou praticar as trocas, se forem necessárias. Defendo sim feiras de exposições organizadas e definitivas, dando a oportunidade para nossos comerciantes e empresários em expandir seus negócios. É assim que penso e defendo!”
Vereador Elias Cassundé
Mais uma vez, parabéns ao nobre vereador, idealizador desse projeto! Representando os empresários da cidade e a todos os munícipes, o jornal Folha Carapicuibana pede ao prefeito Sérgio Ribeiro que se atenha à solicitação do parlamentar, em detrimento ao bem social. Desta forma, quanto aos próximos eventos, estamos certos de que nosso prefeito se atentará prioritariamente a causa do nosso povo!