Por Profº Fabiana Roovalho Nèmet – Pesquisadora e Jornalista – MTB 86.670/SP – Nº USP 190665
Uma das cidades histórica mais charmosas de Minas, com ascensão no ciclo do ouro e excursionismo muito significante para o sudeste brasileiro com seus quatro Estados, é a cidade de Tiradentes, localizada no belíssimo Estado de Minas Gerais. Município com destino indutor do turismo mineiro e do turismo nacional, seu nome é uma homenagem histórica ao herói brasileiro que desempenhou um papel de suma importância no combate ao governo monárquico: Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.
De acordo com o acervo do arquivo Municipal do IPHAN local e com os estudos urbanísticos do Grupo de Estudo e Pesquisa Científica do jornal Folha Carapicuibana, o Largo das Forras compreende a totalidade do centro histórico de Tiradentes e é considerado um espaço de memória por ser um patrimônio brasileiro. A Ponte das Forras é um local estratégico que liga o Largo das Forras ao Largo das Mercês, no centro histórico de Tiradentes. Em estilo romano, com duas arcadas, foi construída com pedras rejuntadas com óleo de baleia pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, fundador da cidade, quando precisou-se atravessar o Ribeirão de Santo Antônio, afluente do Rio das Mortes, importante curso d’água da região para chegar à mina de ouro que havia no lugar conhecido como Canjica, ainda século XVIII.
O nome da ponte, bem como do largo, faz referência à grande quantidade de escravas alforriadas que transitavam pelo local. Próximo à ponte, partem passeios em cavalos e pôneis, ideal para crianças. A propósito, a memória é um dos elementos fundamentais da condição humana, razão pela qual os lugares se tornam cruciais para a concretização de lembranças memoráveis e criação de uma identidade. A arquitetura, os monumentos e o patrimônio exercem um papel fundamental na criação desse lugar de memória e identidade. Portanto, quem tiver a oportunidade de conhecer o local, será um passeio valioso e inesquecível!
NOTA:
Colaboração dos pesquisadores do GEP, enviada ao jornal Folha Carapicuibana:
Dissertação de Mestrado da Arquiteta e Urbanista Mariana Alves Madureira (FAU-USP 2011), orientada pela nossa ex-professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e atual diretora, Prof. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna. Nossos agradecimentos! MADUREIRA, Mariana. A Construção do Largo das Forras como Patrimônio – Tiradentes/MG, Dissertação – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2011