Por Carlos Eduardo Ferreira (Unicamp)
Copywriter Folha Carapicuibana
Os jornalistas e artistas 3D, produtores de audiovisual e editores do jornal impresso Folha Carapicuibana, Prof. Wandir Coelho Cavalheiro e Profa. Fabiana Rodovalho Nèmet, na qualidade de membrosdo NUPEPA – Núcleo de Pesquisa e Produção em Audiovisual da FFLCH-USP em parceria com a Universidade Nova de Lisboa acabam de produzir o filme “Cidade Entre Muros: Segregação Socioespacial”, que estará no4º Festival e Mostra do NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS.
Como filantropos atuantes na grande São Paulo e urbanistas por formação, ambos destacam a importância do tema que propõe uma reflexão para as questões da desigualdade social e da ocupação do espaço urbano com suas dinâmicas.
“O documentário ’Cidade Entre Muros: Segregação Socioespacial’ contribui para o debate sociológico porque retrata a segregação socioespacial por meio dos enclaves fortificados e do processo de estratificação urbana na grande São Paulo. Como produtores deste filme, nosso objetivo foi demonstrar a dinâmica espacial desse problema urbano na região, oriundo das desigualdades socioeconômicas e sobretudo dos problemas de planejamento e gestão urbanos em Barueri, cujo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos mais altos entre os municípios brasileiros”, destaca Fabiana Rodovalho Nèmet.
O festival e mostra ocorre, por tradição, no contexto do Seminário Discente do PPGS-USP – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Neste ano será apresentado o VII Seminário Discente – Das cátedras ao PPGS-USP: lutas, conflitos e perspectivas.As exibições do 4º Festival e Mostra de Audiovisual acontecerão entre os dias 04 e 10 de novembro de 2021. Criador(a/e)s de filmes curta metragem (duração de até 10 minutos) e de ensaios ou sequências fotográficas (de 8 a 12 fotos organizadas em forma de filme ou fotogramas de 20 a 30 segundos) poderão inscrever seus materiais para concorrer a um dos dez certificados de premiação oferecido pelo júri especial e pelo público.
Formulário de votação de premiação do público para o 4o Festival e Mostra de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA/LAPS (idade mínima permitida 16 anos).
https://tinyurl.com/voto4fnupepa
A premiação ocorrerá no dia 10 de novembro. Os filmes e sequências fotográficas serão exibidos por meio de streaming e ficarão disponíveis no canal do Youtube do NUPEPA/Imargens.
Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Sala 112
LAPS – Laboratório de Pesquisa Social – FFLCH/USP
Cidade Universitária
Butantã – São Paulo
“Cidade Entre Muros: Segregação Socioespacial”
Sinopse: o documentário versa sobre condomínios horizontais fechados e as problemáticas que ocorrem com a ocupação desigual do solo urbano e das formas hierárquicas das relações de poder. A história retrata o surgimento de Aldeia da Serra, na região de Alphaville, uma aldeia isolada e repleta de lagos no alto da serra, contendo 05 residenciais em seu interior e mantida conforme o projeto original desde 1981, sem expansão. O surgimento do bairro na região contrapõe a consolidação dos residenciais Alphaville, do mesmo idealizador, na parte de baixo da serra, gerando uma dispersão urbana sem fim.
Assista “Cidade Entre Muros: Segregação Socioespacial” e os demais filmes produzidos pelos membros do NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS:
Filme disponibilizado no canal oficial do NUPEPA-ImaRgens Icnova-Laps:
**Sobre o Núcleo de Pesquisa e Produção em Audiovisual da USP
O NUPEPA/ImaRgens é uma iniciativa de professores, pesquisadores e alunos da Universidade de São Paulo, o que deu ensejo a uma parceria internacional entre o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/NOVA) e o Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/USP), desenvolvendo projeto na área do Audiovisual para as ciências sociais e humanas.
O projeto é desenvolvido sob a supervisão dos professores Álvaro Comin (LAPS/USP) e Carla Baptista (ICNOVA/NOVA), que orientam trabalho de doutoramento sobre o uso de material audiovisual em cursos superiores de ciências sociais.
**Sobre o ImaRgens: parceria entre o Departamento de Sociologia da FFLCH-USP e o Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP
Ao final de 2015 um grupo de alunos (Allan Ferreira, Ana Carolina Trevisan e Daniel Cunha) apresentaram ao Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) do Departamento de Sociologia (DS), coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Comin, a proposta de realização de oficinas de audiovisual para alunos da graduação e pós-graduação da USP a fim de integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão. A ideia foi acolhida e passou a fazer parte das atividades do ImaRgens e do LAPS.
Em seu primeiro ano de existência o ImaRgens concorreu e foi contemplado por um edital de financiamento de pesquisa (Edital Santander Grandes Temas com valor de 10 mil reais), que disponibilizou verba para a aquisição de equipamentos de edição de vídeo e bolsas para criação e manutenção de um website para hospedagem de conteúdo informativo e para a publicação de materiais produzidos a partir de suas atividades.
Outra etapa importante para a constituição do ImaRgens foi a parceria firmada, ainda no início de 2016, entre o Departamento de Sociologia (DS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicação e Artes (ECA).
O ImaRgens gestou, desde então, diferentes núcleos, dentre eles: o MidiaSon – grupo de estudos e produção em mídia sonora coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Vicente do CTR/ECA; Urbanidades – podcast de boletins relacionados a estudos sobre o Brasil urbano coordenado pela Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros; A Voz do Mundo – núcleo de produção e formação de acervo material sobre ciências políticas e relações internacionais (IRI-USP) conduzido pelo Prof. Dr. Álvaro Augusto Comin e alunos daquele departamento; e o NUPEPA – Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual, núcleo responsável pela realização das oficinas de audiovisual que são objeto do presente estudo e que vêm sendo realizadas desde 2016 sob a coordenação dos discentes proponentes sob a supervisão do Prof. Dr. Álvaro Comin na Universidade de São Paulo.