Carapicuíba registra o primeiro caso de coronavirus em um condomínio da Granja Viana: paciente chegou de viagem da Itália e Espanha

Edição março

Por Pablo Nemet

Jornalista MTB 0086672

 

Nota da Prefeitura de Carapicuíba –

 

“O caso de coronavirus registrado como de Carapicuíba foi inicialmente acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Cotia, pois a pessoa mora num condomínio que faz divisa entre as duas cidades.

 

Na noite deste sábado, a Secretaria Estadual de Saúde corrigiu o registro e notificou a nossa cidade. A partir de então, a Vigilância Epidemiológica de Carapicuíba está acompanhando o caso. A pessoa que contraiu o coronavírus voltou de viagem da Itália e Espanha, passou em hospital particular na cidade de São Paulo e está em monitoramento domiciliar. É importante frisar que não é momento para pânico e, sim, de prudência e prevenção.

 

A Prefeitura já seguiu recomendações do Governo do Estado em relação à suspensão das aulas e demais atividades envolvendo crianças e idosos. É importante esclarecer que a suspensão é gradativa para que a família possa se organizar até o dia 23, quando as aulas serão suspensas totalmente.

 

É importante que todos divulguem informações sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, toalha, talheres), evitar tocar em olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas, ao tossir ou espirrar, utilizar o braço ou lenços descartáveis”.

 

A Prefeitura.

 

A prefeitura de Carapicuíba informa que está trabalhando a todo tempo, em alinhamento com as orientações da Secretaria Estadual e Ministério da Saúde a fim de fazer o melhor.

 

Leiam com atenção:

 

ESCOLAS MUNICIPAIS – CORONAVÍRUS – A Prefeitura de Carapicuíba seguiu a recomendação do Governo do Estado e suspendeu as aulas na rede municipal (creche, pré-escola e ensino fundamental) a partir do dia 23/3.

 

Confira as respostas das dúvidas mais frequentes:

 

Devo levar meu filho à escola nesta semana?
Esta semana serve para os pais se programarem para ver com quem deixarão as crianças, pois na próxima não haverá aula. Por isso, chamamos de suspensão gradativa. É importante ressaltar que não terá marcação de faltas para os alunos. Os profissionais da educação vão orientar em relação à prevenção ao coronavírus.

 

E quem estuda em escola particular?
A Prefeitura recomenda que as escolas particulares também suspendam as aulas. Porém, é importante verificar com a escola, pois cada unidade tem seu calendário.

 

Como será nas escolas estaduais?
As aulas também estão suspensas a partir do dia 23/3, mas nesta semana não haverá marcação de faltas. Sendo assim, aquele aluno que já puder ficar em casa é a melhor recomendação.

 

Quanto às aulas serão retomadas?
A retomada das aulas só será definida conforme a contenção do avanço do coronavírus no Estado de São Paulo.

 

Compartilhe! É importante que todos divulguem informações sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, toalha, talheres), evitar tocar em olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas, ao tossir ou espirrar, utilizar o braço ou lenços descartáveis.