Folha Carapicuibana recebe confirmação da Prefeitura de Barueri sobre a terceira suspeita de coronavírus no município: novos casos suspeitos em São Paulo

You are currently viewing Folha Carapicuibana recebe confirmação da Prefeitura de Barueri sobre a terceira suspeita de coronavírus no município: novos casos suspeitos em São Paulo

Edição março

Por Pablo Nemet

Jornalista MTB 0086672

 

Na noite da última terça-feira (3), um francês, que, acompanhado de sua naorada havia chegado recentemente d Itália, deu entrada no Pronto Socorro do Serviço de Atendimento Médico Especializado de Barueri – SAMEB – com suspeitas de coronavírus (Covid-19).

 

O Pronto Socorro, ao proceder com a transferência imediata do paciente para o Hospital Municipal de Barueri – HMB, obteve a negativa do sistema por conta da documentação do homem – que é estrangeiro. No decorrer dos diálogos entre os servidores, na tentativa de uma possível e necessária transferência, o paciente, sem outra opção, teve que permanecer no interior da ambulância.

 

Na manhã desta quarta-feira (4), a redação da Folha Carapicuibana recebeu dezenas de mensagens por meio de seus grupos de WhatsApp, bem como do formulário eletrônico do site do jornal, contendo solicitações diretas ao prefeito de Barueri, sr. Rubens Furlan, a despeito do caso em específico e de eventuais situações semelhantes, vez que servidores públicos do SAMEB discorrem sobre as condições escassas para acolher pacientes em casos de suspeitas coronavírus (Covid-19).

 

Em contato direto com a equipe de jornalistas da Folha Carapicuibana, a Secretaria de Saúde de Barueri confirmou que o homem francês, que apresentava alguns dos sintomas do Covid-19, foi devidamente encaminhado a uma área isolada, realizando as coletas para exames. Em seguida, as coletas seriam enviadas ao laboratório de análise Instituto Adolfo Lutz, credenciado como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macroregional pelo Ministério da Saúde brasileiro, com sede em São Paulo.

 

De acordo com o Dr. Dionisio Alvarez Mateos Filho, Secretário da pasta, após a realização das coletas, O Ministério da Saúde foi notificado e, na própria noite de terça-feira, o paciente foi removido para internação no HMB, em área isolada, com quadro de pneumonia bilateral. Segundo o médico e secretário, a prefeitura de Barueri está em consonância com tudo aquilo que vem sendo estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), prestando todo o atendimento que se faz necessário ao paciente.

 

pneumonia bilateral é uma infecção respiratória grave caracterizada pelo acometimento dos dois pulmões por microrganismos, levando a diminuição da capacidade respiratória e, devido à falta de oxigênio no sangue e, consequentemente, no cérebro, pode haver alteração no nível de consciência da pessoa.

 

Outros casos suspeitos em Barueri

O primeiro caso suspeito de coronavírus, descartado no dia 13 de fevereiro, foi de uma mulher de 59 anos. Em nota, a Secretaria da Saúde Estadual confirma que o segundo caso suspeito de Covid-19 no município de Barueri diz respeito a um homem jovem (30 anos), recém chegado da Itália. Desde o dia 26 de fevereiro o paciente, que tem apenas tosse e dor de garganta, permanece em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância de Saúde durante o prazo devido para que haja a comprovação ou descarte da doença.

 

Há quatro casos confirmados no Estado de São Paulo

Nesta última quarta-feira (4), foi divulgado novo boletim pela Secretaria da Saúde Estadual com o registro de 135 casos suspeitos do novo coronavírus em todo o Estado. Os critérios de suspeição envolvem, além de sintomas respiratórios e de contato próximo com caso suspeito, histórico de viagens às áreas consideradas de risco.

 

Nesta quinta-feira (5), o quarto caso de Covid-19 foi confirmado pelo Estado de São Paulo. A paciente é uma adolescente de 13 anos que viajou para Portugal e Itália e, no decorrer da viagem, teve uma lesão de ligamento e teve que passar por cirurgia em um hospital italiano. Sem apresentar sintomas, a paciente esteve no Hospital Beneficência Portuguesa, que achou por bem a realização de exames como medida de precaução. O exame específico para o Covid-19, realizado no laboratório Fleury, deu positivo e já foi Instituto Adolfo Lutz.

 

O terceiro caso foi de um empresário colombiano, de 46 anos, morador de São Paulo. Após viajar para a Itália, Áustria, Alemanha e Espanha, o homem retornou ao Brasil no dia 01 de março e procurou o Hospital Albert Einstein com tosse, coriza e certo desconforto na garganta. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (4).