Grupo de Estudo e Pesquisa do Jornal Folha Carapicuibana -GEP em luto cultural pela maior obra prima do cristianismo: jornal recebe vídeo de correspondente da BBC News Brasil em Paris abordando o incêndio de uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico

You are currently viewing Grupo de Estudo e Pesquisa do Jornal Folha Carapicuibana -GEP em luto cultural pela maior obra prima do cristianismo: jornal recebe vídeo de correspondente da BBC News Brasil em Paris abordando o incêndio de uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico

Edição abril 2019

 

Por Profº Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70 

Jornalista MTB Nº 0086670- SP

 

 

Edificada no ano de 1163 na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena, a Catedral de Notre-Dame de Paris, uma das mais antigas e belíssimas construções em estilo gótico que levara cerca de 150 anos para ser concluída, foi fatalmente atingida por um incêndio que, infelizmente, fez com que caísse o ponto mais alto da igreja histórica – o pináculo. Esse ponto da edificação gótica, chamado de “agulha da torre”, foi elaborado por aproximadamente 500 toneladas de madeira, construída em 1960. Ao seu redor, haviam 16 estátuas de cobres em representação aos apóstolos evangelistas. Acredita-se que, por conta de um milagre divino, na última semana essas estátuas foram enviadas para um processo de restauração.

 

O incêndio, de grandes proporções, tomou também o ático da catedral, de sorte que as características marcantes da Notre-Dame, os enormes vitais construídos no século XIII, conhecidos como as “três rosáceas”, consideradas as maiores obras primas do cristianismo, permanecem intactas, bem como as duas torres góticas da entrada principal. A propósito, do alto de ambas as torres os visitantes conseguem ter uma vista panorâmica da cidade.

 

Quanto às Quimeras e as Gárgulas, estranhas e atemorizantes esculturas de seres mitológicos, já estavam degradadas antes do grave incidente, todavia, ainda não houve um parecer de como estão.

 

Equipe do corpo de bombeiros, policiais e servidores públicos fizeram uma corrente humana para salvar os tesouros de valor inestimável, guardados dentro da catedral, que é patrimônio mundial da UNESCO e representa o monumento histórico mais visitado da Europa.

 

O ministro da cultura da França assegurou que as obras de artes e relíquias, salvas e acopladas na prefeitura de Paris, serão levadas para o Museu do Louvre. Entre as preciosidades, está a coroa de espinhos, segundo a crença cristã, usada por Jesus Cristo antes da crucificação na Gólgota, próxima à cidade de Jerusalém. A preciosidade, presente na catedral desde o século IXX, foi adquirida pelo rei Luís IX da França no ano de 1238.

 

Os jornalistas da Folha Carapicuibana e o Grupo de Estudo e Pesquisa Científica, mantido pelo periódico, agradece à jornalista Daniela Fernandes – correspondente da BBC News Brasil em Paris – pela colaboração e divulgação do vídeo compartilhado: