Edição maio 2019
Por Profº Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70
Jornalista MTB Nº 0086670- SP
Série especial 85 anos da USP: ESALQ-USP em Piracicaba é de 1901 e se tornou a 1ª faculdade da USP em 25 de janeiro de 1934.
A importância da USP e da ESALQ na evolução do ensino superior
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” sempre foi pioneira. Em 25 de janeiro de 1934, quando Armando de Salles Oliveira assinou o decreto de criação da USP, a primeira instituição brasileira digna do título de universidade, a ESALQ, estava entre as oito faculdades fundadoras da nova instituição, sendo chamada pouco antes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a segunda faculdade mais antiga do Brasil (a primeira faculdade brasileira chamava-se “Estudos Gerais do Colégio dos Jesuítas da Bahia”, em 1808).
A USP nasceu grande, reunindo, há 85 anos, faculdades expoentes do ensino nacional, sendo elas:
-1ª faculdade da USP: ESALQ-USP – Escola Superior Luiz de Queiroz, fundada em 1901;
-2ª faculdade da USP: FDUSP – Faculdade de Direito do Largo São Francisco, fundada em 1827;
-3ª faculdade da USP: POLI-USP – Escola Politécnica, fundada em 1893;
-4ª faculdade da USP: FCF-USP – Faculdade de Farmácia, fundada em 1898;
-4ª faculdade da USP: FOUSP – Faculdade de Odontologia, fundada em 1899;
-5ª faculdade da USP: FMUSP – Faculdade de Medicina, fundada em 1912;
-6ª faculdade da USP: FMVZ-USP – Faculdade de Medicina Veterinária, fundada em 1919;
-7ª faculdade da USP: FEUSP – Instituto de Educação, fundada em 1933
Entre as oito faculdades, sete eram escolas da capital e somente a ESALQ representava o interior do Estado, especialista em graduação na área de Engenharia Agrônoma, dividida em 12 departamentos acadêmicos de pesquisa com centros de estudos avançados (pioneira em cursos de pós-graduação lato-Sensu MBA que podem ser aplicados tanto nesta área como em outras).
Na época de sua criação, a Universidade de São Paulo atraiu grandes nomes do ensino europeu, que aqui vieram para dar aulas, revolucionando os padrões de ensino até então vigentes. O resultado disso foi uma acelerada modernização não só na esfera educacional, mas também na pesquisa científica. São Paulo efervescia, influenciando, a partir da década de trinta, a retomada industrial que colocaria o Estado como impulsionador do desenvolvimento nacional.
Até os dias atuais, a USP mantém os mesmos padrões de excelência que nortearam sua fundação. Ter sido ou ser professor, aluno ou formado pela USP em graduação ou pós-graduação é uma distinção e motivo de orgulho. À homenagem aos 85 anos da Universidade de São Paulo soma-se outra: o 117º aniversário da nossa querida Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, ESALQ-USP, que em 1964, novamente foi pioneira, sendo a primeira faculdade da USP a implantar cursos de pós-graduação, com as poucas vagas mais concorridas do país, sendo os mais tradicionais e conceituadas Lato Sensu – MBAs em Marketing; Agronegócios; Gestão de Negócios; Gestão de Projetos; Gestão de Cooperativas de Crédito; Gestão Escolar; Varejo e Mercado de Consumo.
A Esalq-USP possui 12 Departamentos acadêmicos de pesquisa com centro de estudos avançados:
- Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN)
- Ciência do Solo (LSO)
- Ciências Biológicas (LCB)
- Ciências Exatas (LCE)
- Ciências Florestais (LCF)
- Economia, Administração e Sociologia (LES)
- Engenharia de Biossistemas (LEB)
- Entomologia e Acarologia (LEA)
- Fitopatologia e Nematologia (LFN)
- Genética (LGN)
- Produção Vegetal (LPV)
- Zootecnia (LZT)
Vídeo Institucional Esalq-USP
Nascida “Escola Agrícola Prática de Piracicaba”, sua evolução se confunde com a própria história do nosso setor agrícola, tamanha a contribuição dos profissionais aqui formados nos avanços da produção nacional, que historicamente tem sido nossa principal fonte de recursos externos e, o mais importante, garante suficiente produção, a preços acessíveis, de gêneros alimentícios à população. A pesquisa agrícola desenvolvida pela ESALQ tem permitido o aumento da produtividade e o aprimoramento da qualidade, destacando-se como recente conquista seu trabalho no aperfeiçoamento da produção de biocombustíveis.
A grandeza da ESALQ reside no seu potencial multiplicador, que sai a campo para ensinar, ampliar o conhecimento humano e cumprir sua função social, permitindo-nos aumentar nossa confiança no potencial e no futuro do País. Foi uma semente plantada em solo fértil, que vem e continuará dando excelentes frutos, para engrandecimento da Universidade de São Paulo e orgulho de todos nós.
Matéria extraída a partir do texto escrito pelo Prof. e Deputado Federal Antonio Carlos de Mendes Thame.
Professor licenciado da ESALQ-USP e Deputado federal (PSDB-SP)
Conheça o CEPEA – ESALQ/USP – PARTE DE UM DOS DEPARTAMENTOS DA ESALQ-USP:
Vídeo: CEPEA – ESALQ/USP
“O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agronomia ‘Luiz de Queiroz’ (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba, 150 km da capital. É um grupo de pesquisas registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). É formado por professores da Esalq/USP, pesquisadores (doutores e mestres) com conhecimentos sobre agronomia, economia, administração e contabilidade, profissionais de comunicação, de tecnologia da informação e estagiários de graduação da Esalq/USP e também de outras universidades. Em média, a equipe Cepea reúne cerca de 150 pessoas”.
Fonte: Cepea Esalq-USP para o Jornal Folha Carapicuibana