Secretaria de cultura e turismo de Barueri abre inscrições para Canto Coral: Grupo de Estudos e Pesquisa Científica do jornal Folha Carapicuibana elenca 23 benefícios propiciados pelo canto

You are currently viewing Secretaria de cultura e turismo de Barueri abre inscrições para Canto Coral: Grupo de Estudos e Pesquisa Científica do jornal Folha Carapicuibana elenca 23 benefícios propiciados pelo canto

Por Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70 

 

 

A secretaria de cultura e turismo de Barueri promove, gratuitamente, uma série de cursos livres, como o curso “Canto Coral” para adultos e crianças a partir dos 08 anos de idade. As inscrições estão abertas na Casa das Oficinas de Artes; em uma das oito bibliotecas da rede municipal e no Ganha Tempo de Barueri. As inscrições para os cursos de Música, Teatro e Dança também estão abertas.

 

Documentos necessários para a inscrição:

– Cópias simples do RG e comprovante de residência, além da apresentação dos originais.

-1 foto 3X4.

O Coral das Oficinas e o Núcleo de Música são dirigidos pelo professor Rogério Costa e tem alcançado muito êxito por conta dos resultados expressivos, além de outros cursos livres de grande enfoque na secretaria de cultura e turismo.

 

Local para fazer a inscrição:

Casa das Oficinas
Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255. Tel. 4198-0972

 

Ganha Tempo
Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro

 

Bibliotecas
Jair Honório Domingos
Estrada dos Pinheiros, 185, Pq. Viana (4201-7298)

 

Prof. Max Zendron
R. Rio Grande do Sul, 234, Vl. Boa Vista (4198-0229)

 

Salomão Cruz
Av. Cachoeira, 74. Vl. Pindorama (4161-6948)

 

Eny Cordeiro
Av. Ricardo Peagno, 78, Jd. Belval (4163-5913)

 

Cora Coralina
R. Glória, 630, Pq. dos Camargos (4201 5722)

 

Benedito Franco
Av. Itu, 300, Jd. Paulista, (4194-6015)

 

João Galdino de Oliveira
Av. Luiza Barbosa Silveira Bueno, 46, Jardim Silveira (4194-6018)

 

Luiz Fernandes
Rua Paraná, 240, Nova Aldeinha (4191-1061)

 

 

A importância das aulas de canto e os benefícios de cantar

 

É cientificamente comprovado que o ato de cantar, por si só, melhora os estados psicológico e emocional do ser humano. Desde a antiguidade a música vem sendo utilizada como prática curativa. Sabe-se que que era por meio do canto e da música que os povos antigos ritualizavam para os deuses e as forças da natureza, exercitando a fé.

 

No mundo contemporâneo existe a terapia da música ou musicoterapia, objetivando auxiliar na melhora da depressão, esquizofrenia e outros problemas mentais, emocionais e até físicos.

 

De qualquer forma, a voz é um instrumento natural do ser humano. Portanto, um curso de canto desenvolve, sobretudo, a expressão em público, a musicalidade, a concentração e a postura corporal, além da postura da própria voz.

 

De acordo com pesquisas científicas, o ato de cantar contribui para inúmeras melhorias na vida do indivíduo. Conheça algumas delas:

 

1. Libera os hormônios do bem-estar

Cantar contribui para a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de euforia e prazer, bem como da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Estas substâncias propiciam um estado de bem-estar.

 

2. Beneficia a capacidade cognitiva

Cantar pode melhorar as sinapses e funções cognitivas do cérebro, contribuindo para que a pessoa pense com mais lucidez e clareza.

 

3. Melhora a saúde

Estudos feitos com pessoas pertencentes a corais musicais constatou que cantar ajuda a melhorar a saúde e a expectativa de vida.

 

4. Diminui a pressão arterial

O efeito calmante do cantar ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

 

5. Fortalece os músculos do abdômen e da face

Cantar movimenta o diafragma, ajudando a fortalecer o abdômen, os músculos das costas e da face, ajudando a tonificá-los.

 

6. Desenvolve a empatia

empatia pode ser aumentada com o ato de cantar. Cantando vários tipos de músicas e em várias ocasiões, as pessoas congregam com pessoas de diferentes culturas.

 

7. Ajuda a ser mais expressivo

O canto é um ato de expressividade: ao cantar, as pessoas expressam sentimentos, emoções e ideias, respeitando a criatividade e o jeito de cantar de cada indivíduo.

 

8. Desenvolve o senso de comunidade

Cantar em coral ou com outras pessoas, além de ser divertido, ajuda o ser humano a sociabilizar e confraternizar em comunidade por meio da música e do canto, seja em que estilo for.

 

9. Melhora o estado dos pacientes acometidos pela doença de Parkinson

Estudos médicos indicaram que o canto pode ajudar na melhora da saúde de pacientes com doença de Parkinson, beneficiando a fala, a deglutição, a coordenação e o equilíbrio.

 

10. Exercita a memória

Para cantar se faz necessário saber a letra da música, o que faz deste ato uma boa maneira de treinar a memória e manter o cérebro ativo.

 

11. Beneficia o sistema imunológico

O canto diminui os níveis de cortisol e, por consequência, o estresse e a ansiedade, tendo um efeito positivo sobre o sistema imunológico.

 

12. Se destaca como sendo uma atividade terapêutica para idosos, deficientes e doentes

O canto pode ser utilizado como terapia complementar para ajudar na melhora do estado de saúde de idosos, deficientes e doentes em geral. Cantar estimula importantes áreas do corpo, tais como: pulmões, cérebro, garganta, músculos e mente.

 

13. Auxilia na prevenção do ronco e da apneia do sono

Especialistas médicos acreditam que o canto pode fortalecer os músculos da garganta e do palato, o que ajuda tratar o ronco e a apneia do sono.

 

14. Ajuda a ter amigos

O costume de cantar pode fazer com que a pessoa compartilhe momentos de cantoria com os demais, ampliando seu círculo de amizade.

 

15. Melhora a comunicação e é educativa

Vários educadores, métodos pedagógicos e sistemas de educação no mundo inteiro se valem do canto e da música a fim de ensinar várias disciplinas, inclusive idiomas estrangeiros. A música, desde a infância, é tão importante quanto aprender a ler e escrever, pois contribui para o desenvolvimento da fala.

 

16. Alivia a ansiedade

Cantar faz com que a pessoa se sinta aliviada das tensões do dia-a dia, saindo daquele estado de alerta que produz adrenalina, gerando estresse e ansiedade, razão pela qual cantar ajuda a relaxar.

 

17. Libera as emoções presas

Quem canta sente a canção e libera emoções contidas. Portanto, desta forma é possível reconhecer emoções e lembranças guardadas na memória.

 

18. Melhora a autoestima

A pessoa que se encoraja a cantar supera complexos e medos de se expor, vencendo também a timidez e a vergonha dos outros.

 

19. Estimula a sensibilidade

Cantar ativa a sensibilidade, posto que a pessoa é tocada pelas melodias e letras que ouve por meio da música. Quanto mais refinadas e de qualidade as músicas forem, e quanto mais forte a mensagem, melhor será para a sensibilidade de quem canta, no caso propriamente dito.

 

20. Exercita as cordas vocais e melhora a articulação da fala

Para vocalizar as palavras de forma melodiosa, o cantor exercita suas cordas vocais, articulando a fala e a sonoridade, um dos melhores exercícios para uma boa dicção.

 

21. Ajuda a respirar melhor

Para cantar é necessário respirar corretamente, isto é, o cantor respira de forma mais profunda e regulada à cada pausa da música. Esta ação, ao cantar, significa massagear o diafragma, que se contrai ao inspirar e se solta ao expirar, movimentado os pulmões de forma regulada.

 

22. Propicia lazer

O ato de cantar, ainda que de forma amadora, pode representar uma excelente opção de lazer e hobby, ajudando a sair da rotina, além de proporcionar prazer e satisfação.

 

23. Ajuda a sofrer menos

Festas e festivais musicais, estudos por meio da música, brincadeiras cantantes, karaokês com a família ou amigos e até mesmo cantar sozinho uma canção que gosta, são formas das pessoas introduzirem alegria e momentos de satisfação em suas vidas, independentemente do estilo musical. O importante é sentir-se bem!

 

 

 

Não é nenhuma coincidência o fato dos bebês se acalmarem ao ouvirem uma canção de ninar. Cantar é uma ótima terapia, sem nenhum ônus. Há pessoas que cantam mesmo sozinhas quando estão em casa, na direção do carro, no transporte público e até caminhando pelas ruas…

 

Portanto, para comprovar todos os benefícios citados, cante mais e procure soltar a voz, mesmo que desafinada. As pessoas podem e devem cantar em várias situações; o que importa é ser feliz ao praticar esse exercício saudável e benéfico para a saúde física e mental.

 

Exclua de sua vida a vergonha de cantar, a autocrítica e a preocupação com o que os outros irão pensar ou dizer. Não sinta medo dos manifestos alheios: o que pensarão ou dirão a seu respeito não é problema seu, mas tão somente de quem pensa ou fala.