Tecnologia de Computação Gráfica no Curso de Design

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Edição: dezembro de 2018

Por Wandir Coelho Cavalheiro

 

Artigo Cientifico da Pós-graduação Lato Sensu -SENAC, Docência no Ensino Superior

Pós-graduando: Wandir Coelho Cavalheiro

 

O objetivo desse artigo é contextualizar a matéria de “Tecnologia de Computação Gráfica” no curso superior de Design sobre a ótica da tridimensionalidade (3D). O objeto de estudo é a animação 3D “Passagens do trem sobre a ponte”, dissertação da Gabbai (2006).

 

Para Gonçalves (2009) a computação gráfica permite criar objetos no espaço virtual ou simular acontecimentos sem a necessidade deles no mundo real. Partindo da fala da autora, a animação 3D só existe no âmbito virtual, ou seja, não passa de uma simulação (ilusão) computacional modelada em 3D e “renderizada” (conversão) em vídeo animação.

 

Segundo Gabbai (2006) o processo de criação da animação 3D passa basicamente por storyboard (processo de criação de imagens); modelar objetos 3D; cores e percepção visual; iluminação; mapeamento de texturas; criação de câmeras e, por fim, a animação.

 

Por meio do vídeo tridimensional é possível compreender e se apropriar de um espaço imaterial, intangível e ilimitado do ciberespaço. A computação gráfica possibilita criação de modelos virtuais 3D que, aproposito, permite várias aplicações, a exemplo de cinema; simulações; jogos; produto de venda comercial; produto para ser testado em diversas áreas como engenharia, medicina, marcenaria, design etc.

 

De acordo com Gonçalves (2009) o espaço virtual permite ao aluno a visualização de todos os conceitos geométricos tridimensionais, utilizados nos sistemas de projeção. Logo, fica evidente a importância da “Computação Gráfica” dentro do curso de Design, tendo em vista que, atualmente é impensável um profissional dessa área atuar sem noções básicas desse fundamento.

 

https://vimeo.com/41838964

 

 

Referências Bibliográficas

 

GABBAI, Lívia Escobar. Arquitetura da Imagem – Processo de Criação da Imagem em Computação Gráfica como Leitura da Imagem Cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

 

GABBAI, Lívia Escobar. Passagens do trem sobre a ponte. (8m24s). Disponível em: < https://vimeo.com/41838964>. Acesso em: 09 nov. 2018.

 

GONÇALVES, Marly de Menezes. O uso do computador como meio para a representação do espaço: Estudo de caso na área de ensino do Digital & Virtual Design. Tese (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.