Assista vídeo completo: Jornal Folha Carapicuibana recebe 279 mensagens de WhatsApp e 95 e-mails na redação com vídeo do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, criticando severamente a omissão dos demais prefeitos das cidades da Zona Oeste da grande São Paulo

Edição outubro  2018

 

Por Engª. Fabiana Rodovalho Nemet –– Nº USP 190665

Jornalista – MTB Nº 0086670-SP

 

“Vocês foram eleitos para cuidar da saúde, da educação, da infraestrutura, e vocês abandonaram o item ‘saúde’”.  Rubens Furlan, prefeito de Barueri, 44 anos de vida pública, em referência aos prefeitos irresponsáveis de alguns municípios da região. 

 

Até às 22:00h de hoje, o Whatsapp da redação do jornal Folha Carapicuibana havia recebido 279 mensagens, somadas à quantia de 95 e-mails enviados à redação por meio do formulário eletrônico do site do jornal, mensagens estas que contemplam o mesmo vídeo do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, gravado em tom de súplica em face da situação em que a população das cidades vizinhas vem enfrentando em relação à saúde pública.

 

O clamor do prefeito – diga-se de passagem, coberto de razão -, é direcionado aos demais chefes dos poderes executivos locais.

 

É de conhecimento mútuo e notório que houve a saída dos médicos Cubanos das cidades de Carapicuíba, Jandira e de outros municípios do envolto. De acordo com a vasta experiência de Rubens Furlan, resultante dos seus 44 anos de vida pública, sendo 41 anos no exercício de mandatos eletivos, se porventura os médicos não forem repostos pelos respectivos prefeitos, os munícipes dessas cidades atingidas pelo grande déficit na saúde pública, inevitavelmente, tentarão atendimento no sistema público Sameb – Serviço de Assistência Médica de Barueri.

 

Na sequência, o prefeito exigi dos responsáveis o minimo entre suas atribuições: que invistam na saúde pública de suas cidades. Furlan explica razões óbvias para a tomada de providências, tendo em vista que o sistema de um único município, criado, desenvolvido e aparelhado para a população daquele local não comporta a demanda dessas demais cidades. Portanto, o jornal Folha Carapicuibana apoia o manifesto patente, inegável e coerente por parte do chefe do município de Barueri.

 

Em busca das melhores ações em prol do seu povo, Rubens Furlan “ensina” jovens prefeitos a honrarem seus municípios e, sobretudo, a confiança do seu povo

 

Ora, o poder executivo municipal é exercido pelo prefeito que, uma vez conduzindo funções executivas e administrativas, é ele o único responsável pela condução das políticas públicas do seu município, bem como pelo funcionamento harmônico da máquina administrativa. A administração pública municipal é composta por órgãos voltados a execução das políticas municipais.

 

Para auxilia-lo na direção da cidade, há os secretários, responsáveis por vários setores administrativos. O prefeito e o vice-prefeito são eleitos simultaneamente com os vereadores, cumprindo mandato eletivo de 04 anos. Entretanto, cabe tão somente a ele e a sua gestão a responsabilidade de suprir todas as necessidades cabais à administração pública deste município – como a contratação imediata de médicos -, a propósito, essenciais pelo Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, conforme previsto, expressamente, pelo Legislador Constituinte, na Carta Constitucional Brasileira de 1988, artigo 1°, inciso III, do Título I.

 

Vale destacar ainda que, com base nos dispositivos constitucionais, em especial, os artigos 5°, 6, 194, 196, 197, 198 e 199, constrói-se o entendimento de que cabe ao Estado assegurar de forma eficiente o direito à saúde, independentemente do que houver.

 

Contudo, aos prefeitos, amigos da COLUNA S.O.S. PREFEITO, de autoria do colunista Pablo Nemet do jornal Folha Carapicuibana, tal qual eleitos pela confiança dos seus munícipes, Rogério Lins, Prefeito de Osasco (PODE); Igor Soares, Prefeito de Itapeví PTN); Elvis Cezar, Prefeito de Santana de Parnaíba (PSDB); Marcos Neves, Prefeito de Carapicuíba (PV) e Gregório Maglio, Prefeito de Pirapora do Bom Jesus (MDB), registra-se o apelo de Rubens Furlan seguido do pedido irrefutável de toda a imprensa, em especial por parte dos filantropos deste jornal, exercendo cidadania em prol da liberdade, justiça e solidariedade em detrimento às necessidades da população,

 

Afinal, entendendo e participando direta e indiretamente da vida e do governo de um povo, mais precisamente pelo livre consenso de atuação ativa nas questões da comunidade, há alguns anos que a equipe filantrópica de imprensa do jornal Folha Carapicuibana, além de promover ideias e atitudes altruístas e solidárias, exerce direitos, cumpre deveres e luta por um país melhor.

 

 

COLUNA S.O.S. PREFEITO: MÉDICOS COM URGÊNCIA!!!

 

 

 

Nota importante:

Com a Lei Complementar nº 1.139, de 16 de junho de 2011, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI), as cidades da Região Metropolitana  também passaram a ser zoneadas de acordo com as sub-regiões da capital.

 

Logo, os municípios de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, juntamente com os bairros da Zona Oeste da cidade de São Paulo passam a formar a Zona Oeste da Grande São Paulo.