Edição 92 – Março de 2018
“Marcos Neves é um prefeito que tem uma boa equipe, mas sabemos que, se não fosse ele, um político que teve exemplo pela grande experiência adquirida com seu pai (Carlos Neves, que administrou a cidade no passado), a equipe poderia ser a mesma, mas não estaríamos progredindo assim. A prova disso é que todos os prefeitos também tiveram ao seu lado uma boa equipe e um bom vice-prefeito, mas a cidade estava abandonada. Somente Marcos conseguiu avançar”.
Romilda Pereira dos Santos, professora de inglês e português, moradora de Carapicuíba, presente no evento de inauguração da Policlínica.
É com imensa satisfação que o jornal Folha Carapicuibana comemora a realização de uma de suas maiores lutas desde o ano de 2016, perpetuadas nas matérias publicadas, até então, semanalmente, referentes a várias edições no decorrer de dois anos: a tão esperada Policlínica. Na tarde de ontem, dia 24, o prefeito Marcos Neves inaugurou esta excelente obra, localizada Na Av. Itajubá, Parque Santa Tereza – algo que nenhum prefeito havia feito antes, assim como nenhum vereador havia criado projetos de Leis que garantisse melhorias na área da saúde.
É sabido por todos que, até a última gestão política, os moradores do município estavam à mercê de instalações precárias e totalmente insalubres para a realização de determinados procedimentos. A propósito, a área da saúde de Carapicuíba sempre liderou os pedidos enviados pelos munícipes ao jornal Folha Carapicuibana, razão pela qual os colunistas publicaram, desde o início do ano de 2016, uma série de matérias solicitando amparo aos vereadores daquela administração. Sem sucesso, já na nova gestão (2017) o jornal deu continuidade às solicitações, confeccionando matérias desta natureza.
Promessas de agilidade no atendimento:
Em um prédio com 1.379 metros quadrados, o chefe do poder executivo municipal promete abrigar 17 especialidades médicas, salas de exames e vários procedimentos. Por meio de nota, sua promessa garante mais de 6 mil atendimentos ao mês, o que, por si só, propicia maior agilidade e presteza aos pacientes. Esse mesmo prédio também irá abrigar os serviços de atendimento do CEMM (Centro de Especialidades Médicas Municipal).
No aniversário da cidade, o jornal Folha Carapicuibana enviou centenas de pedidos dos leitores – a maioria abordando os problemas na área da saúde – ao prefeito Marcos Neves que, na oportunidade, garantiu modificar o atual cenário: “a população merece ser atendida com dignidade. Por isso, não podemos permitir que um local impróprio receba pacientes idosos, gestantes, crianças. Continuamos colocando a casa em ordem e a saúde é prioridade. A população merece um local moderno, com conforto e todas as condições de atendimento médico”,
Em nota, o prefeito faz claro o fato de que havia uma obra abandonada, caracterizando assim a omissão dos agentes políticos do mandato anterior – alguns deles cumpriam, no mínimo, o segundo mandato como vereador (a).
“Foi preciso mais de um ano para resolver os problemas de uma obra abandonada, que quase fez com que o município perdesse esse importante espaço de saúde. Mas com muito trabalho conseguimos avançar. A Policlínica é um equipamento moderno, seguro, confortável, como as pessoas merecem”, afirma Marcos Neves.
Os colunistas do jornal Folha Carapicuibana informam que, por meio de seus colaboradores, leitores residentes na cidade de Carapicuíba, irão acompanhar e fiscalizar o andamento de todos os procedimentos realizados na Policlínica. Na oportunidade, a equipe agradece ao prefeito Marcos pelo convite enviado diretamente aos fundadores do jornal!
**NOTA ENVIADA PELA PREFEITURA AO JORNAL FOLHA CARAPICUIBANA:
Totalmente informatizada e com ambiente climatizado, a Policlínica Carapicuíba terá diversas especialidades médicas como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologista (adulto e infantil), geriatra, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, neurologista (adulto e infantil), entre outras.
A nova unidade terá espaço especializado para atendimento de saúde da mulher, eletrocardiograma (com emissão de laudo em minutos), monitoramento pelo Sistema Holter 24h, teste ergométrico, raio-X digital (com laudo), exame oftalmológico, pequenas cirurgias, além de mais de 30 tipos de ultrassonografias, coleta de exames e análises clínicas, entre outros benefícios para os carapicuibanos.
Outra novidade é o auditório para treinamento e capacitação da equipe. O objetivo é implantar o atendimento humanizado. Também haverá o programa de Ouvidoria para sugestões dos usuários.
Destinação do prédio da UPA
Em dez anos o Governo Federal construiu 711 UPAs em todo o Brasil. Porém, 163 unidades – cerca de ¼ desse total – não foram inauguradas devido às dificuldades financeiras dos municípios, que precisam desembolsar cerca de R$ 1 milhão por mês para mantê-las em funcionamento.
Carapicuíba possui um dos menores orçamentos per capita do Estado de São Paulo. Além disso, a cidade mantém três Prontos Atendimentos 24 horas, sendo um deles infantil, para atender os moradores.
Construído desde 2011, o prédio da UPA nunca foi utilizado pela administração anterior. Durante todos esses anos, a população aguardava a inauguração de uma unidade de saúde para atendê-la.
“No nosso plano de governo assumi o compromisso de dar destinação ao prédio da UPA e beneficiar a população. Já no primeiro ano de gestão, resolvemos todas as questões burocráticas. Após esse trabalho, vamos realizar esse sonho de no mês de aniversário da cidade, entregar a Policlínica aos carapicuibanos, o nosso maior equipamento de saúde”, finaliza o prefeito Marcos Neves.
Box Saúde da Mulher
A Policlínica Carapicuíba terá espaço exclusivo e equipado para atendimento à saúde da mulher, com equipe especializada em orientação e prevenção. Confira alguns atendimentos:
– Ginecologista (alto risco)
– Mastologista
– Colposcopista
– Orientação do Planejamento Familiar
– Exame de papanicolau
– Biopsias
– Cauterizações
– Inserção de DIU
|