Edição 90 – Janeiro de 2018
Confira as dicas que a Folha Carapicuibana separou para ajudar a pagar o IPVA e IPTU
As despesas de começo de ano já é uma tradição na vida dos brasileiros. São gastos com material escolar, renovações de seguros, anuidades de cartões de crédito, entre outros, tais como os impostos referentes ao IPVA e IPTU.
Mesmo diante da obrigação em arcar com esses impostos todos os anos, muitas pessoas encontram dificuldades de como quita-los. Diante disto foram elaboradas algumas dicas para ajudar administrar melhor esses deveres.
- Parcelamento
Ao procurar parcelamento dos impostos, evite se valer de empréstimos, limite de cheque especial ou qualquer forma de crédito financeiro. O ideal é parcelar junto à Prefeitura Municipal, pois os juros são bem mais baixos do que qualquer outro crédito.
- Planejamento
O planejamento é a base de tudo: sabendo que esses impostos são anuais e tem um custo considerável no orçamento, não deixe para pensar em cima da hora sobre como ele será quitado. Separe uma parte dos ganhos de fim de ano – como 13° salário – para essas despesas.
- Orçamento
Ao optar pelo parcelamento do IVA e IPTU fique atento se os valores irão caber no seu orçamento. As parcelas atrasadas de impostos resultam na cobrança de multas e juros, o que pode fugir do controle financeiro e gerar dores de cabeça.