Edição n° 81
Na última quinta-feira (28), a prefeitura inaugurou mais uma obra: o retorno na Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Caldas, centro da cidade. O novo acesso beneficia os moradores e trabalhadores dos bairros próximos, bem como os motoristas das cidades vizinhas, tais como Barueri, Itapevi, Jandira e Osasco, os quais se valem deste trajeto em Carapicuíba como rota de passagem.
Segundo os engenheiros urbanistas da Folha Carapicuibana anteriormente havia a chamada “conversão de via” com canteiro central – o que está projetado para ser ponto de ônibus. Porém, pesquisas técnico-científicas demonstram que mais de 90% das vias com canteiros centrais possuem um tráfego intenso de veículos, o que, por si só, aumenta a probabilidade de acidentes ao serem realizados quaisquer tipos de manobras.
Esta nova conversão de via ou “retorno” é uma das obras que a prefeitura de Carapicuíba, por meio da secretaria de Transporte e Trânsito, realizou em uma área de, aproximadamente, 5 mil metros quadrados. No mesmo local há obras de construção da futura sede da secretaria, acoplando dois estacionamentos, sendo um para visitantes e outro para a frota de viaturas da secretaria, além de acessibilidade total para pessoas com mobilidade reduzida; vestiário e sala de descanso para os agentes de trânsito.
De acordo com nota da prefeitura, enviada diretamente ao jornal Folha Carapicuibana, o atual prédio que abriga a secretaria de Transporte e Trânsito é alugado, no entanto, com a mudança, a administração pública vai economizar um montante de R$ 100 mil com aluguel ao ano.
A nova conversão de via está localizada na altura do número 600, próximo ao Centro Administrativo da prefeitura e ao supermercado Cobal. Quem utiliza a Av. Deputado Emílio Carlos e precisa fazer o retorno ou, ainda, subir a av. Presidente Vargas, deve aguardar a abertura do semáforo numa pista especificada à direita, e não mais na faixa da esquerda. Desta forma o fluxo de veículos no sentido Centro e para Barueri ficará mais seguro e organizado.
Não houve nenhuma alteração nos pontos de ônibus da região.