Atenção no mês de outubro à conta de luz será mais cara.

Edição n° 80

Por Wandir Coelho Cavalheiro

 

 

Nesta sexta-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária das contas de  energia elétrica será vermelha. Esta modalidade é a mais cara e terá uma cobrança extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos.

De acordo com o Diretor Romeu Refino, da Aneel, a medida foi tomada devido à baixa do nível das aguas das hidrelétricas. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”.

O objetivo é fazer a população consumir menos energia elétrica. A Aneel irá realizar campanhas para conscientizar o uso da luz.

 

Entenda como funciona o Sistema de Bandeiras Tarifarias

O sistema conta com três bandeiras, sendo elas divididas em verde, amarela e vermelha, onde cada qual indica uma tarifa extra pelo quilowatt-hora (kWh) consumido.

Essas taxas são oriundas do custo da produção da energia elétrica, tendo parte repassada para a população com mero intento de reduzir o valor anual de reajuste.

Tendo em vista que as hidroelétricas são responsáveis por produzirem a maior parte da energia do Brasil, esse custo está diretamente ligado aos seus reservatórios de águas, logo, as bandeiras indicam, ao consumidor, o nível de água disponível: