Honra e gratidão: Folha Carapicuibana agradece e homenageia pesquisador da PUC e colunista do jornal, Prof. Dr. João Luiz Barboza, por assumir cadeira como professor do mestrado UNIFIEO

Edição n° 79

Por Pablo Nemet

.

Pauta especial escrita por: Pablo Nemet, Fabiana Nemet e Wandir Cavalheiro

 

A equipe da Folha Carapicuibana tem a honra de parabenizar o mais antigo colunista do jornal, Doutor João Luiz Barbosa, autor da coluna Ponto de Vista, advogado e professor acadêmico de Direito Constitucional que, merecidamente, acabara de assumir uma cadeira como professor do mestrado da UNIFIEO, centro universitário de excelência, mantido pela FIEO – Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

.
A FIEO foi instituída por escritura pública em 26 de outubro de 1967 por um grupo humanitário, formado por cinco bacharéis em Direito, os quais tinham, como objetivo, criar um centro de ensino de excelência, sendo eles: Descio Mendes Pereira, então juiz da Comarca; Luís Carlos de Azevedo, advogado; José Cassio Soares Hungria, então promotor de justiça de Osasco; José Maria de Mello Freire, curador de fundações na Capital e Luiz Fernando da Costa e Silva, promotor de justiça licenciado, exercendo funções junto ao Instituto Latino-Americano de Criminologia da Organização das Nações Unidas (ONU).

.
Não obstante a perda que o leitor sofrerá pela ausência momentânea dos belíssimos artigos do Dr. João Luiz, a equipe do jornal Folha Carapicuibana, no exercício do seu trabalho filantrópico, manifesta profunda gratidão ao catedrático, bem como grande orgulho em tê-lo desde a formação do jornal, ao passo que prossegue com a certeza de seu integral apoio, fundamental por ter sido este o primeiro filantropo – estabelecido profissionalmente na cidade de Carapicuíba há 25 anos – a ter acreditado fortemente nesta ação humanitária.

.
Ao longo de 02 anos consecutivos, conforme a concepção do próprio prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves, pesquisas de levantamento de dados demonstram que o jornal Folha Carapicuibana, sendo este o primeiro trabalho jornalístico da grande Oeste que, para as pautas de suas matérias, promove ações sociais nas ruas, no que tange o desenvolvimento de um trabalho conciso, sério e eficaz para a coletividade tem inspirado muitas pessoas residentes nos municípios de Carapicuíba, Osasco e Barueri a realizarem trabalhos de natureza social – sobretudo voltados à fiscalização da administração pública, porém, todos atuando tão somente com amostragens de acontecimentos em páginas de redes sociais, buscando promover a interação social entre os moradores da cidade.

.
De todo modo, os fundadores do jornal, os engenheiros e estudantes da USP “Wandir Coelho Cavalheiro” e “Fabiana Rodovalho Nemet” se orgulham deste exemplo de solidariedade emanado pelos colegas que compõem a equipe jornalística, em especial pelo Dr. João Luiz ao longo de 81 edições, publicadas em 81 semanas de dedicação, sonhos, pureza e mera sensibilidade.

.
Certo é que, seu amor à humanidade, manifestada pela nobre atitude em assistir o próximo, prevalecerá por todo o sempre nas entrelinhas do jornal; nas linhas de seus magníficos artigos, repletos de experiência, sabedoria e perspicácia; tão sublimes quanto a esperança de, em breve, tê-los em novas edições da coluna Ponto De Vista, bem como a certeza de que estas ações sociais do Jornal Folha Carapicuibana, voltadas ao terceiro setor brasileiro, consistindo em coadjuvar a humanidade e promover a paz social, contribuem, de forma positiva, para a criação de outros hábitos na grande São Paulo e, por conseguinte, para a construção de um mundo melhor.

.
“Poder fazer uso de um veículo de comunicação com plena liberdade é um raro privilégio acessível a poucos. Por isso, tomar a decisão de interromper esse trabalho tem sido uma grande dificuldade. Porém, a vida comporta também decisões difíceis. Assim, por razões estritamente profissionais que passaram a me exigir dedicação adicional de tempo, e para não incorrer em impontualidades que eu próprio não me admitiria, peço licença para me afastar por uns tempos.

.
Meus agradecimentos ao Wandir, à Fabiana, que tive o prazer de conhecer, a toda a equipe e aos demais colegas”. Dr. João Luiz Barboza

.
Capítulo extraído do texto referente à edição 81, da coluna Ponto De Vista, de 04-09-2017.

.

Muito obrigado ao nosso querido Dr. João Luiz!

.
Que este novo caminho seja permeado de vitórias e iluminado com muita luz, a qual irá guia-lo nesta infinita bondade e sabedoria de orientar pessoas a concretizarem sonhos e a mudarem suas vidas para sempre.

.
Até breve, com a força de Deus!

.

.

Dr. João Luiz Barboza – autor da coluna Ponto De Vista – Jornal Folha Carapicuibana:

.

PESQUISADOR E DOUTOR EM DIREITO CONSTITUCIONAL pela Pontifícia Universidade Católica-SP – PUC (2014), Dr. João Luiz é MESTRE EM DIREITOS FUNDAMENTAIS pelo Centro Universitário UNIFIEO (2009). É graduado em DIREITO pela Universidade Paulista (2007); graduado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pelo Centro Universitário FIEO (1981); Pós-graduado (LICENCIATURA) pela Faculdade de Educação Campos Salles (1983) e habilitado em Seguros – Funenseg Fundação Escola Nacional de Seguros (1999). Atualmente é sócio diretor da empresa AMARO JULINA SERVIÇOS GERAIS LTDA, que fundou em 1992, a qual mantém, atualmente, 350 funcionários diretos. É advogado admitido nos quadros da OAB-SP sob o nº 266.941.

.
Começou a vida profissional em 1965, atuando em diversas áreas de atividade em grandes empresas, encerrando a atividade como empregado em 1986, como gerente de setor administrativo de empresa de grande porte. Nesse período, participou de diversos cursos “indoor”, voltados para o aprimoramento nas áreas de administração e liderança. É corretor de seguros, habilitado pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, desde 1999. Além da empresa Amaro Julina Serviços Gerais Ltda, fundou em 2000, a Amaro Julina Corretora de Seguros Ltda, que atua em todos os ramos de seguro. Detém vasta experiência em direção e liderança de pessoa.

.
Dr. João Luiz é autor do livro “O dia em que morri!”(1ª. ed. São Paulo: Globus, 2015. v. 1. 99p), além de escrever capítulos de livros jurídicos, como O DIREITO FUNDAMENTAL DO CONSUMIDOR E SEU DIREITO À INFORMAÇÃO. In: DÉBORA GOZZO. (Org.). INFORMAÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS – A EFICÁCIA HORIZONTAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1ªed.SÃO PAULO: SARAIVA, 2012, v. UNICO, p. 226-243.

.

Fonte: Currículo Lattes