Tragédia: senador boliviano que se asilou no Brasil morre após acidente de avião em Goiás

Edição n° 78

Por Wandir Coelho Cavalheiro

 

Tragédia: senador boliviano que se asilou no Brasil morre após acidente de avião em Goiás

 .

O ex-senador boliviano Roger Pinto Molina morreu na madrugada desta quarta-feira (16) em um hospital público de Brasília. Ele vivia no Brasil desde 2013, quando pediu asilo político afirmando perseguição por parte do governo Evo Morales.

.

No sábado (12), o ultraleve que pilotava caiu em Luziânia, Estado de Goiás. Ele era o único ocupante e sofreu múltiplos ferimentos, incluindo traumatismo craniano. O ex-senador, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base do Distrito Federal, faleceu ás 4h 43 após uma parada cardiorrespiratória.

.

Molina refugiou-se para a embaixada brasileira na Bolívia em 2012, onde viveu por mais de um ano e meio em uma sala de 20 m², sem poder sair nem para tomar sol como asilado político. Isso se deu porque ele necessitava da concessão de um salvo conduto, isto é, uma autorização para que pudesse transitar até a fronteira da Bolívia, sem ser preso. Entretanto, as autoridades bolivianas não concederam a autorização. Sendo assim, a embaixada brasileira transportou Molina, em segredo, em um carro oficial brasileiro que fez o trajeto  de La Paz até o Brasil.

.

A queda está sob investigação da equipe do “6° Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”, que está colhendo dados do local do acidente e ouvindo testemunhas.

.

.

Relembre alguns acidentes com aviões envolvendo políticos em território nacional

.

Teori Zavaski

Morreu na queda de um avião em Paraty (RJ) em 19 de janeiro de 2017, aos 68 anos. Atuava como ministro do Supremo Tribunal Federal, era relator da operação Lava Jato e iria homologar a delação de executivos da Odebrecht.

.

Eduardo Campos

Ex-governador de Pernambuco, morreu aos 49 anos na campanha para Presidente da República. A queda do avião ocorreu em Santos (SP), em 13 de agosto de 2014.

.

José Carlos Martinez

Foi presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e deputado federal. Seu avião particular caiu em Guaratuba (PR), em 4 de outubro de 2003. Martinez tinha 55 anos.

.

Ulysses de Guimarães e Severo Fagundes Gomes

Ex-deputado federal Ulysses morreu em 12 de outubro de 1992, aos 76 anos,  junto ao ex-senador e ministro da agricultura Severo Gomes (68 anos), o helicóptero  caiu na região de Angra dos Reis (RJ).

.

Marco Freire

Foi deputado e senador e ministro da reforma agrária, morreu em 8 de setembro de 1987, no Pará, aos 56 anos.

.

Clériston Andrade

O ex-prefeito de Salvador (BA) morreu durante sua campanha a governador da Bahia, seu helicóptero caiu em 1° de outubro de 1982, ele tinha 57 anos.

.

Filinto Müller

Foi senador e presidente do antigo partido Arena (aliança Renovadora Nacional), era chefe da polícia política de Getúlio Vargas. Morreu num pouso de emergência num avião da Varig em Paris (França), em 11 de julho de 1973, aos 73 anos.

.

Castelo Branco

Ex-presidente da República durante a ditadura militar, morreu em um acidente abordo de um avião da Força Aérea Brasileira em Fortaleza (CE) em 18 de julho de 1967, ele tinha 69 anos.

.

Roberto Silveira

Foi governador do Rio de Janeiro, morreu com 37 anos, após ficar dias internado devido a queda de helicóptero em Petrópolis (RJ) em 28 de fevereiro de 1961.

.

Nereu Ramos

Ex-presidente da República, morreu numa queda de avião em São José dos Pinhais (PR), em 16 julho de 1958, aos 69 anos.

.

Salgado Filho

Foi ministro do trabalho, ministro da aeronáutica, senador e deputado. Morreu durante a campanha de governador no Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1950, aos 62 anos, o bimotor caiu em São Francisco de Assis (RS).

.

Lauro de Freitas

Ex-deputado federal. Morreu em meio a campanha para governador da Bahia, em 11 de setembro de 1950, o avião de pequeno porte caiu em Bom Jesus da Lapa (BA), ele tinha 49 anos.

.