Em nota à Folha Carapicuibana, prefeitura cria programa “Tolerância Zero” e diz que não irá tolerar invasões: leitores do jornal reclamavam desde a gestão anterior

Edição n° 75

Por Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70 

.

A Prefeitura de Carapicuíba informa ao jornal Folha Carapicuibana que, por meio do programa “Tolerância Zero”, em parceria com as Secretarias de Obras e Segurança, prossegue em um trabalho contínuo a fim de acabar definitivamente com as invasões em qualquer parte da cidade. Este trabalho, desempenhado diariamente pela Secretaria de Projetos Especiais, Convênios e Habitação, tem obtido resultados significativos para a cidade, pois já foram desocupadas diversas áreas públicas em muitos bairros, tais como Cohab, Parque Jandaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Maria Beatriz, Altos de Santa Lúcia, Jardim Angélica, Vila Dirce e Jardim Santa Brígida.

.

O programa “Tolerância zero às invasões na cidade” nasceu por conta das denúncias dos próprios munícipes de Carapicuíba- que não toleram mais ter que conviver com uma série de problemas oriundos de ocupações ilegais nas imediações de suas residências. Desde a gestão passada, o jornal Folha Carapicuibana tem recebido reclamações, sobretudo de moradores das áreas pertinentes à Cohab e imediações. As solicitações dos leitores foram levadas pessoalmente ao prefeito anterior, porém, sem sucesso, as áreas eram cada vez mais ocupadas de forma ilegal.

.

Entre essas mensagens enviadas à Folha Carapicuibana, os moradores do envolto às ocupações frisavam os constantes assaltos e outros problemas relacionados a segurança e à vulnerabilidade que o local passava a sofrer, sobretudo para mulheres e crianças; o lixo que, em grande proporção, é jogado por toda parte e, por conseguinte, as doenças relativas a sujeira, como as pestes de ratos.

.

Conforme nota enviada ao jornal Folha Carapicuibana pela prefeitura, a Secretária de Habitação, Fabiana Marques, reconhece os fatos abordados pelos leitores do jornal, citando também a desvalorização dos imóveis dos moradores como sendo uma dos grandes prejuízos causados por conta dessas ocupações ilegais: “É um trabalho sério e intenso, um apelo de muitos carapicuibanos. A população nos ajuda com os alertas e seguimos agindo com firmeza, afinal, as invasões ampliam problemas de segurança e desvalorização de imóveis. Tudo está sendo feito dentro da lei. As ações têm acontecido, tolerância zero, e temos recebido todo apoio necessário dos órgãos Cohab, CDHU e Governo do Estado, além da Policia Militar nos auxiliando sempre, juntos contra as invasões. É importante esclarecer que a Prefeitura necessita de todo respaldo dos cidadãos, por isso pedimos a colaboração de toda população”, salienta a secretária.

.

Contudo, esta nova gestão que administra a cidade tem atendido aos apelos da população, no entanto, solicita aos leitores da Folha Carapicuibana que continue efetuando as denúncias, as quais podem ser feitas tanto pelo formulário eletrônico do jornal Folha Carapicuibana, como diretamente à prefeitura.

.