Jornal Folha Carapicuibana é convidado pelo prefeito e vice-prefeita para a Oficina Pública do Plano Municipal de Turismo de Carapicuíba

Edição n° 74

Por Pablo Nemet

.

Os fundadores do jornal Folha Carapicuibana foram convidados exclusivos do prefeito Marcos Neves e da vice-prefeita, Gilmara Gonçalves, para participarem da Oficina Pública do Plano Municipal de Turismo de Carapicuíba, que ocorreu no último dia 06.

.

O foco é a revitalização da Aldeia de Carapicuíba no que tange seu contexto histórico e turístico, dando a devida importância à única Aldeia existente pelo padre Anchieta, o que será um belíssimo local de lazer e cultura ao povo carapicuibano. Em uma sessão de fotos entre os fundadores da Folha Carapicuibana, a vice-prefeita e o secretário de cultura da cidade, fora dito exclusivamente ao jornal que “Carapicuíba saiu na frente de todas as cidades da região Oeste no MIT- Município de Interesse Turístico, sendo a cidade mais interessada em pleitear esse direito”. Esta nova gestão se preocupa também com o patrimônio histórico arquitetônico, pertinente à cidade, diga-se de passagem, muito importantes para o resgate e a identificação de povos, tendo em vista que cultura é a identificação do homem com o meio no qual está inserido; é tudo que o homem produz. Conhecer a bagagem cultural de uma sociedade da qual é herdeiro torna o homem agente desta história, portanto, é por meio dela e da preservação que ele aprende a exercer a cidadania.

.

Os pesquisadores e fundadores do jornal Folha Carapicuibana, engenheiros urbanísticos e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Fabiana Rodovalho Nemet e Wandir Coelho Cavalheiro, lançaram, no dia 16-12-2016, no próprio prédio de Arquitetura e Urbanismo da USP, o DVD “A História de Santana de Parnaíba – Da fundação à dispersão Urbana”, diretamente para o acervo de pesquisas da Universidade de São Paulo. A pesquisa teve a participação do Prof. Dr. Netor Goulart Reis, fundador da Pós-graduação da FAU-USP (década de 70), urbanista consagrado no Brasil, autor de mais de 30 livros sobre a história da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no mundo,  bem como da Prof. Dra. Beatriz Picollotto Bueno, historiadora-USP e doutora em arquitetura, uma das maiores escritoras da história da arquitetura do Brasil e do mundo.

.

No entanto, ambos os pesquisadores desejam colaborar com a elaboração do técnico-científico deste belíssimo trabalho de revitalização da Aldeia de Carapicuíba, contribuindo para a assertividade do projeto.

.

Conheça a cartilha do MIT:

.

http://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=158

.