Jornal Folha Carapicuibana apura carência de informatização no sistema de saúde e sugere projeto de integração de sistemas como melhor solução para os setores públicos de Carapicuíba

You are currently viewing Jornal Folha Carapicuibana apura carência de informatização no sistema de saúde e sugere projeto de integração de sistemas como melhor solução para os setores públicos de Carapicuíba

Edição n° 73

Por Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70 

.

O jornal Folha Carapicuibana apurou informações acerca do sistema de saúde, constatando que, por ora, não há a devida informatização do setor. Para o empresário e servidor público Fabio Miraflores Nemet, gestor de sistemas da Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo – CPTM e proprietário da empresa NS Technollogy, fabricante de softwares de segurança, pela grande demanda da cidade, é vital que haja a adoção de determinados critérios, posto que a integração de sistemas surge como importante solução para os problemas enfrentados pelo setor.

.

“Os setores públicos da cidade de Carapicuíba necessitam de um processo que visa unir todos os sistemas organizacionais em um único sistema, tornando-os interligados por meio de um software de gerenciamento. Isto é a integração de sistemas, o que permite a união dos tipos de gestão aos sistemas independentes (de saúde e segurança, de qualidade dos produtos, ambiental etc.). O resultado são ganhos de agilidade nos processos organizacionais, otimizando o desempenho operacional e gerencial do setor”, explica Miraflores.

.

Isto significa que, se a prefeitura aderir à integração de sistemas com as constantes atualizações tecnológicas, os servidores municipais da área da saúde, por exemplo, não estarão submetidos a um trabalho precário, penoso e sem os êxitos esperados – inclusive, desempenhado nos finais de semana, da forma que vem ocorrendo, segundo informado ao jornal Folha Carapicuibana por e-mail, devidamente enviado pela própria prefeitura da cidade, conforme publicado em matéria da edição anterior, nesta mesma coluna (confiram). Este trabalho, da forma que vem sendo desempenhado, está sujeito a toda sorte de riscos, sem beckup, podendo ser perdido por conta de qualquer eventualidade, gerando, ainda, maiores transtornos ao paciente – que não pode esperar.
.

Imaginemos uma das situações mais simples para ilustrar a eficácia da alta tecnologia: o paciente que passou pelo posto de saúde, foi encaminhado para fazer um exame de ultrassonografia, porém a unidade não dispõe do equipamento necessário par a realização do exame. Por meio do sistema de integração, o próprio atendente deste posto de saúde poderá agendar o exame em uma unidade de saúde que disponha deste equipamento, sem conflito de datas e horários, poupando tempo e transtornos ao paciente.

.
“Além de vantagens grandiosas, os sistemas integrados possuem total agilidade para o processamento e a troca de informações entre si, propiciando, sob segurança de dados, a obtenção imediata e precisa de relatórios. Este processo maximiza as decisões dos diretores de secretarias e dos secretários, além da alta gestão, que também poderá administrar o crescente volume de informações com total acesso e facilidade, tudo isto em uma única interface. Ao contrário dos softwares simples encontrados no mercado, um projeto deste nível possibilita a inclusão futura de outras soluções tecnológicas, gerando menores custos de tecnologia da informação devido à simplicidade para efetuar a manutenção dos softwares”, completa o gestor.

.

O jornal Folha Carapicuibana sugere o projeto como única solução de entraves desta natureza, esperando que a nova gestão municipal se adeque a uma integração de sistemas de forma bem-sucedida!

.