Edição n° 72
.
De acordo com a Edição nº 70 do jornal Folha Carapicuibana, a editora chefe e co-fundadora do jornal, Eng.ª Fabiana Nemet, elaborou uma matéria por conta dos inúmeros pedidos dos moradores e comerciantes da Estrada da Fazendinha, solicitando, na ocasião, a “poda” das árvores do local, tendo em vista que as enormes vegetações nos logradouros públicos estavam causando transtornos à população.
.
Em seguida, a respectiva edição do jornal Folha Carapicuibana foi enviada ao prefeito Marcos Neves, que, prontamente, identificou as razões fáticas do pedido, uma vez que a tomada de providências por parte das devidas secretarias é permitida após constatação da atual situação, o que deve ser feito apenas pelo órgão competente, conforme os parâmetros legais.
.
No 4º dia após a edição do jornal Folha Carapicuibana, houve a devida análise da situação e, no feriado prolongado de Corpus Christi e na sexta-feira, dia 23 de junho, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o apoio imprescindível dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito, realizaram então os serviços de poda de 139 árvores.
.
Como proceder em casos semelhantes?
Se porventura o morador ou comerciante suspeitar a necessidade de poda ou retirada de uma árvore plantada em logradouros públicos, ele não deve proceder com os atos, mas, em detrimento à legislação brasileira, é necessário acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade para que seja realizada a devida análise. Na ocasião, se for autorizado a poda de uma árvore, por exemplo, o solicitante receberá orientações da prefeitura para fazer a chamada “compensação ambiental”, plantando uma determinada quantidade de mudas de árvores.
.
Atenção para o novo endereço da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Av. Inocêncio Seráfico, 2005 – Ginásio Tancredo Neves, Fone: 4187-3837. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
.