Cuidado com o golpe: mensagens que oferecem cupom de crédito no App UBER tem outra finalidade

Edição n° 69

Por Wandir Coelho Cavalheiro

.

O UBER é um aplicativo muito famoso, usado em dispositivos móveis, o qual liga, por meio da internet, os automóveis de passageiros com condutor. Ele funciona basicamente como um taxi, entretanto, o pagamento do transporte é feito pelo aplicativo.

.

Esse serviço está fazendo muito sucesso e é popular por oferecer transporte mais barato do que o taxi, entretanto, tem sido usado como “isca” para propagação de golpes: a vítima recebe uma mensagem SMS em seu celular, onde é informada que foi premiada com um cupom de R$ 100,00 para usar no UBER. Porém, ao clicar no link da mensagem, a vítima é redirecionada a um site idêntico ao do Uber.  Ali, são solicitados dados pessoais, tais como nome, CPF, telefone e cartão de crédito.

.

Quando a vítima completa o cadastro com as informações, é aberto um pop-up (pequena janela do Windows) confirmando o “sucesso no cadastro” e, em seguida, é aberto o site oficial do UBER.

.

De acordo com A empresa de segurança Eset, cerca de mais de 40 mil pessoas foram vítimas do golpe.

.

Atenção:

O aplicativo UBER não envia mensagens de concessão de descontos, prêmios etc. Ainda que haja eventuais promoções, os estelionatários poderão se valer do mesmo golpe. Portanto, os advogados do jornal Folha Carapicuibana aconselham ao cliente que, ao se deparar com notificações desta natureza, seja por e-mail, SMS ou por WhatsApp, descarte-a imediatamente!