Pronto Socorro Cohab II: falta de servidores para operar máquinas de radiografias demonstra marketing mentiroso do prefeito Marcos Neves

You are currently viewing Pronto Socorro Cohab II: falta de servidores para operar máquinas de radiografias demonstra marketing mentiroso do prefeito Marcos Neves

Edição n° 67

Por Fabiana Rodovalho Nemet Nº USP: 10 14 10 70 

.

Desde o início deste trabalho, há quase dois anos, a equipe do jornal Folha Carapicuibana corrobora centenas de e-mails enviados semanalmente pelos leitores como pauta das edições publicadas, as quais reivindicam direitos atinentes à coletividade.

.

No ano de 2016, a Folha Carapicuibana computou centenas de e-mails semanais enviados por munícipes infelizes com a saúde pública na cidade de Carapicuíba, entre eles, servidores públicos municipais que atuavam em determinados postos. A maioria destes leitores abordaram 03 pontos:

.

  1. deficiência na estrutura física;
  2. falta de disponibilidade de material, de equipamentos e medicamentos,
  3. carência de recursos humanos.

.

Na ocasião, a equipe do colunista político Pablo Nemet, ao verificar os inúmeros apelos enviados a coluna, se dirigiu para um ponto da cidade a fim de colher, pessoalmente, a opinião de diversas pessoas.

.

Porém, desde o início deste mês, a Folha Carapicuibana tem recebido um número exacerbado de e-mails, os quais abordam os mesmos problemas reivindicados na gestão anterior, tangenciando a ineficácia do sistema de saúde no município.

.

Entre todos os e-mails recebidos, a equipe do jornal filtrou 73 mensagens denunciando o Pronto Socorro Cohab II pela falta de técnicos para operar máquinas de radiografias. É evidente que a falta do exame radiográfico, bem como de qualquer outro exigido pelo médico, aumenta os riscos da doença e agrava o problema já existente. Contudo, esta omissão, por si só, fere os direitos constitucionais do cidadão, conforme previsto no Art. 196 da Constituição Federal:

.

Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

.

Na edição Nº 25, do dia 08/08/2016, nesta mesma coluna, a leitora Marlene Souza, professora da rede privada de ensino, participou da matéria referente a UPA Santa Terezinha, com os seguintes dizeres:

 .

“A UPA Santa Terezinha foi uma lição a todos nós por estar pronta há tempos e nunca ter sido inaugurada, sob desculpas absurdas. Esse governo de Carapicuíba foi um verdadeiro descaso. Agora cabe a nós escolher com sabedoria o próximo prefeito, tendo em vista que faltam apenas dois meses para a eleição municipal”.

.

Entretanto, esta foi a bandeira do prefeito Marcos Neves para as eleições de 2016, por meio da qual o mesmo fora eleito prefeito pela obtenção da maioria dos votos.

.

Nesta última semana, a Folha Carapicuibana recebeu, por meio de seu formulário eletrônico, um e-mail da mesma leitora, demonstrando sua indignação, conforme os demais leitores.

 .

Atenção: as mensagens enviadas à Folha Carapicuibana são reescritas conforme a necessidade de adequação.

 .

“Se no passado a UPA Santa Terezinha representou uma lição para escolhermos o novo prefeito de Carapicuíba, hoje o Pronto Socorro da Cohab II e sua falta de operadores técnicos para realizar exames de radiografia servirá de lição dobrada para pararmos de persistir no erro. Agradeço ao jornal Folha Carapicuibana por estudar os problemas, ouvir o povo, buscar a verdade e abrir nossos olhos. Marcos Neves nos enganou!” Marlene Souza, professora da rede privada de ensino.

 .

 “Vivendo e aprendendo! Esse prefeito está de brincadeira já no início. O P.S. da Cohab II não tem funcionário e a gente não pode fazer exames”. Edmilson Gonçalves Neto, auxiliar de caixa.

 .

Fui levar minha mãe pra fazer exame de raio-x no Pronto Socorro da cohab II e uma pessoa que trabalha lá me disse que o prefeito sabe muito bem que não tem funcionário pra fazer o exame, além de outros problemas que existem nesse P.S, mas que não toma nenhuma providência e ainda fica vivendo de aparências em cima de reformas em um P.S. de outro bairro, acho que Vila Dirce. De certo ele tem mais eleitor naquela região”. Ana Lúcia (profissão não informada na mensagem).

 .

“Folha Carapicuibana, peço por favor que publiquem mais uma vez o descaso da saúde pública de Carapicuíba, e agora mostrem que esse prefeito está sendo tão ruim quanto o outro e péssimo como toda a turma de vereadores do passado. Quero dizer que a saúde continua abandonada e o povo da Cohab II também!” Simone de Souza, vendedora.

 .

“Gostaria de vir aqui falar da falta de responsabilidade da prefeitura de Carapicuíba. Estive no Pronto socorro Cohab II, e na sala de radiologia não tinha ninguém! Fui informada que não tinha funcionário… depois de dois dias, a mesma coisa! Mandei reclamação para a prefeitura e para o perfil da vice prefeita, mas não obtive resposta satisfatória. E agora eles estão falando que está reformando o Pronto socorro da vila Dirce, mas não reformaram o da Cohab e não contratam funcionários. Fui na mesma semana fazer o exame de raio – x, o rapaz me falou que o prefeito Marcos Neves sabe que não tem funcionários e não quer contratar!” Viviane oliveira Sanches (profissão não informada na mensagem)

 .

“Até quando vamos viver esse descaso? A saúde da Cohab II está jogada às traças e nenhum desses políticos que passaram até hoje foi capaz de fazer o que os políticos competentes fazem na cidade de Barueri. Até quando vamos aceitar os mesmos, a mesma turma ou seus amigos chegando de mansinho e prometendo mudanças, mas no fundo pertencem ao mesmo grupo? Até quando?” Thiago de oliveira (estudante universitário e estagiário)

.

“Moro na Cohab II e pela terceira vez não consegui ser atendido no pronto socorro. Marcos Neves, nunca mais você terá o meu voto e nem o seus concorrentes, pois é lógico que voltarão para concorrer novamente com você, mas que como vereadores também deixaram a saúde abandonada. Nenhum de vocês merecem ganhar nessa cidade, nenhum! Marco Antônio (profissão não informada na mensagem)

.