Jornal Folha Carapicuibana parabeniza os artistas do TEATRO A BORDO: a bordo de um contêiner, direto de Santos para Carapicuíba e para o Brasil!

You are currently viewing Jornal Folha Carapicuibana parabeniza os artistas do TEATRO A BORDO: a bordo de um contêiner, direto de Santos para Carapicuíba e para o Brasil!

Edição n° 66

Por Pablo Nemet

.

caminhao

A bordo de um contêiner, os artistas do “Teatro a Bordo” levaram alegria à cidade de Carapicuíba na sexta-feira e no sábado, dia 19 e 20, respectivamente. A programação foi intensa e, o sucesso, pleno!

.

O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, contando com apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco que viaja por todo o país.

.

As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso gratuito e irrestrito da população, abrindo suas cortinas também para o artista da cidade, proporcionando o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local.

.

O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!

.

“Com o apoio do Instituto Ideal, instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.Sa.

.

Entre os anos de 2015 e 2016, a Caravana Teatro a Bordo percorreu 38 cidades entre os estados de MS, RJ, MG, BA, SP e PR, contando com o patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com o apoio da J.Leiva Cultura & Esporte e das Prefeituras Municipais.

.

Para 2017, estão previstas na itinerância 24 cidades brasileiras em parceria com o Instituto CCR por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

.

 

.

PARCEIROS:

.

Há 10 anos o Teatro a Bordo está na estrada, tendo passado por mais de 200 municípios brasileiros, atingindo um público de mais de 400mil pessoas. Para que fosse possível democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos de forma gratuita para as mais diversas cidades brasileiras, contamos com a aprovação nas Leis de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de SP (ProAC), além do patrocínio de grandes empresas ao longo destes anos.

.

O jornal Folha Carapicuibana parabeniza a equipe do Teatro a Bordo e deseja muito sucesso ao longo da jornada, levando um sentimento de plenitude e satisfação as crianças brasileiras!

.