Edição n° 61
.
Com a revisão dos benefícios pagos gerou a economia de R$ 16, bilhão aos cofres públicos no segundo semestre d ano passado.
.
O MDSA Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário fez um levantamento que 1,7 milhão de pessoas eram contempladas com beneficio, há aproximadamente dois anos, sem ter passado pela perícia médica. Logo, cerca de 248 mil pessoas já foram convocadas, levando o cancelamento de 73,3 mil benefícios de invalidez.
.
“O objetivo é colocar no devido lugar o gasto público. Há pessoas que deveriam ficar três meses com o auxílio, mas recebem há dois, três anos. Falta dinheiro para quem realmente precisa, o que sobrecarrega o sistema”, explica o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.
.
“Quem recebe indevidamente lesa a poupança dos trabalhadores duas vezes. Primeiro, porque tira o benefício de quem tem direito e, segundo, porque o segurado deixa de contribuir para a Previdência”, avalia o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame.
.
Atenção: a convocação é feita somente por carta. Assim que notificado, o segurado tem cinco dias para agendar a perícia médica. Os notificados que não se pronunciarem terão sua aposentadoria suspensa automaticamente. Qualquer dúvida ligue para número 135.
.
.