Folha Carapicuibana parabeniza a semana de Carapicuíba por ter comemorado seus 52 anos de emancipação – conheça a história da cidade

Edição n° 58

Por Pablo Nemet

.

A semana iniciou com uma data muito especial: neste domingo, dia 26 de março, a cidade de Carapicuíba comemorou seus 52 anos de emancipação. Para comemorar essa data importante na historia do município, a prefeitura realizou diversos eventos gratuitos.

.

No Teatro da Arena do bairro Aldeia, houve um show do Fábio Teruel, radialista, evangelista. O evento também contou com outros artistas locais da região.

.

 Na praça da Aldeia, ocorreu a tradicional cerimonia da apresentação indígena, que também contou com a presença das autoridades da cidade.

.

O Ginásio Poliesportivo Aryton Senna ofereceu atividades físicas gratuitas, abertas à população.

.

Outro destaque do aniversario foi o “Jogo das Estrelas”,  que ocorreu às 10 horas, com entrada franca, no Estádio Niterói, localizado na Cohab. Neste evento esportivo, a seleção carapicuibana enfrentou a seleção paulista. O jogo trouxe à cidade algumas estrelas dos futebol, como o jogador Neto, Müller, Edu Marangon, Gustavo Neri, Velloso, entre outros.

.

Durante mais um ano de caminhada do jornal Folha Carapicuibana, sua equipe de imprensa parabeniza a população, os representantes da administração pública e àqueles que buscam, direta ou indiretamente, dirimir problemas sociais da cidade, lutando pelo bem comum da nação carapicuibana!

.

.

História de Carapicuíba:

.

De acordo com a Prefeitura do Município de Carapicuíba, a história da cidade se remete a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo.

.

Existem várias versões sobre o significado da palavra CARAPICUÍBA, tais como “pau podre”; “aquele que se reúne em poços”; “cascudo”; “escamose” etc.

.

Porém, segundo o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Linguística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba. Assim, tem-se “cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido”. Logo, CARAPICUÍBA é o nome de um peixe: “Cará comprido que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu”.

.

CARAPICUÍBA foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580) com o objetivo de preservar a educação e a moralização dos silvícolas, diante do homem branco. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.

.

Em 1928, CARAPICUÍBA já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas; cereais; legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.

.

Em 1948, CARAPICUÍBA foi elevada a categoria de “Distrito de Paz”, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856 quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo_ que ainda reteve parte das terras, onde há a Companhia de Habitação-Cohab. Em 1949, Carapicuíba integrou-se como um dos distritos do Município de Barueri, criado naquela mesma época.

.

Após um bom período de batalha em prol da emancipação, em 26 de março de 1965, CARAPICUÍBA torna-se município!

.