1° dia de saque das contas inativas do FGTS contabilizam quase 3,8 bilhões

Edição n° 56

Por Wandir Coelho Cavalheiro

.

 Nesta sexta-feira (10), foi liberado o 1° lote de saques das contas inativas do Fundo de garantia do Tempo de Serviço (FGTS):  4,8 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro foram contemplados nesse lote.

.

O vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Antônio Eirado, se pronunciou no sábado (11), declarando que ocorreram alguns problemas pontuais no atendimento, mas que estes foram resolvidos rapidamente. “Devido à carga, uma ou outra agência teve tempo de resposta um pouco ruim, mas tivemos gente de plantão o dia todo para arrumar esses problemas, para que pudéssemos abrir hoje sem eles”, disse Eirado.

.

Em pleno sábado (11), 1841 agências da Caixa abriram as portas em todo Brasil, entre 9h e 15h, com o objetivo de atender apenas a demanda do FGTS. Mesmo com todos os esforços da equipe da caixa, o atendimento chega a levar em média 50 minutos.

.

Poderá sacar a quantia parada em contas inativas as pessoas que tiveram seus contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. Desde ontem, tem acesso aos recursos somente aqueles que nasceram em janeiro e fevereiro.

.

De acordo com a programação do governo, a partir de 10 de abril será liberado o dinheiro para o saque das pessoas nascidas em março, abril e maio. Já os nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro a partir do dia 12 de maio. Os aniversariantes de setembro, outubro e novembro poderão sacar os valores a que tem direito a partir de 16 de junho. Em julho será liberado para os nascidos em dezembro.

.

No total, há 49,6 milhões de contas inativas que podem resgatar esse dinheiro. O governo tem expectativa de inserir R$ 30 bilhões na economia por meio do FGTS inativo.

.