A arma química “VX” que foi usada para matar o meio irmão do líder norte-coreano

Edição n° 54

Por Wandir Coelho Cavalheiro

.

No dia 13 de fevereiro, o meio irmão do líder norte coreano Kim Jong-nam, de 45 anos, foi assinado no Aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. Duas mulheres utilizaram uma arma química, lançando-a em seu rosto.

.

O VX é uma substância, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma arma de destruição em massa.

.

“O VX é uma arma química extraordinariamente poderosa”, afirma Bruce Bennett, especialista em armas, do instituto de pesquisa Rand Corporation dos Estados Unidos.

.

Segundo Bennett, uma única gota em contato subcutâneo (pele) já é o suficiente para matar. O liquido não tem cheiro nenhum e sua consistência é oleosa;  age penetrando a pele e interrompe o sistema nervoso. A causa da morte, normalmente, é por parada cardíaca ou asfixia.

.

Esta arma, que é extremamente versátil, pode ser absorvida pela vitima pelo contato com a pele ou pelas vias respiratórias.  Logo, todo o corto está exposto ao agente VX.

.

Seu nome químico é S-2 Diisoprophyl aminoethyl methylphosphonothiolate, banido pela Convenção de Armas Químicas, de 1993 – o que significa que as nações signatárias não podem fabricá-lo e devem destruir seus estoques.

.

Hoje, acredita-se que apenas os Estados Unidos e a Rússia tenha essa arma em posse, entretanto, acredita-se que outros países podem possui-lo. CA exemplo de um caso que ocorreu no Japão em 1969, 23 soldados e um civil foram hospitalizados em quadro grave, quando a substancia vazou de uma base militar norte-americana, em Okinawa.

.

O que mais preocupa o mundo é o fato de que a Coreia do Norte, o Egito e o Sudão do Sul são os únicos países da ONU que não assinaram a Convenção de Armas Químicas – que proíbe sua produção e uso.

.

Segundo o relatório, apresentado pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, o país vem produzindo armas químicas desde 1980  e estima-se que o país tem entre 2.500 a 5.000 toneladas em estoque.