Saiba como controlar o estresse

Edição n°53

Por Thiago Oliveira Borges

 

O estresse é indescritível, podendo ser caracterizado por raiva; sensações de medo; preocupação etc. Na verdade, o estresse pode ser causado por muitas causas distintas.

.

Uma pessoa pode sentir estresse em muitos momentos de sua vida, momentos estes, também importantes e não só exaustivos, como ao começar um trabalho novo; estudar em uma escola nova etc. Doenças também são causas comuns que levam ao estresse.

.

Cuidado com medicamentos!

Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse. Ente estes, podemos incluir alguns medicamentos inalados, usados para tratar asma; medicamentos para tireoide; algumas pílulas dietéticas e alguns remédios para resfriado. Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade.

.

Outros problemas em que o estresse pode estar presente:

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC); síndrome do pânico; transtorno por estresse pós-traumático (TEPT).

.

Tipos de estresse e reações:

Em algumas ocasiões o estresse pode ser útil, ajudando uma pessoa a atingir melhores resultados na vida. Trata-se de um estresse mais leve, inerente à alguma atividade que exija um pouco mais da pessoa. Porém, quando o estresse é muito grande, ocorrem algumas reações específicas, tais como ritmo cardíaco acelerado; sudorese; respiração acelerada; tontura; tremores; necessidade frequente de urinar; boca seca; problemas para engolir.

.

Como controlar o estresse:

Existem algumas formas simples de controlar o estresse:

  1. Faça uma boa alimentação (procure um nutricionista, mas, se não puder, opte por comer diariamente mais frutas, verduras, legumes, grelhados, cereais, sucos naturais e pães integrais);
  2. Mude sua postura corporal (mesmo que alguns não gostem, andar com a coluna ereta, assim como se posicionar de forma ereta e se sentar corretamente evita o estresse e trás outros benefícios à saúde);
  3. Pratique atividades físicas (escolha uma atividade que você se sinta bem ao desempenha-la);
  4. Procure rir mais (faça este exercício com frequência em sua casa).
  5. Procure dormir pelo menos 8 horas ao dia.

.

 

NOTA DE FELIZ ANIVERSÁRIO:

 

Com muito prazer, orgulho e complacência aos nossos leitores que parabenizo o jornal Folha Carapicuibana pela semana do seu primeiro aniversário! Por este meio de comunicação nossos colunistas perscrutam o examinável, como demonstrava Descartes, buscando pelo “res cogitans” dentro de si: o diferencial é que além de noticiar e velejar por caminhos que buscam as mudanças necessárias na polis, onde os cidadãos devem ser livres e iguais, o intuito deste trabalho jornalístico é muito aquém dos limites da imprensa política.

.

É um trabalho que versa sobre os prolegômenos das ciências políticas como ramificação das ciências sociais, ao envergar o senso comum com maior clareza; entregando a vara e o peixe ao mostrar o caminho partindo de projetos técnicos de solução para as incompletudes de uma cidade marcada pelo desdenho.

.

Surge então uma aliança entre a imprensa e o voluntarismo; críticos e admiradores verazes. Neste belo desempenho dos que não medem esforços para a realização deste trabalho, vejo uma conjuminância de ações necessárias para o progresso de qualquer lugar.

.

E sinceramente eu me sinto honrado por fazer parte deste trabalho!

.

Thiago Oliveira Borges