Edição n°52
.
Síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade. Nele ocorrem crises de medo e desespero, no qual a pessoa que sofre desse mal, acredita que algo ruim irá acontecer.
.
A síndrome do pânico afetam mais as mulheres do que os homens e, costumam se manifestar entre a fase final da adolescência e o início da fase adulta, entretanto, os casos podem ocorrer após os trinta anos e durante a infância.
.
Por qual razão uma pessoa é acometida por síndrome do pânico?
Infelizmente a causa dessa crise é desconhecida, mas a ciência acredita que alguns fatores possam desencadear essa transtorno. São estes: estresse; genética; situações de estremo estresse; morte ou adoecimento de uma pessoa próxima; passar por experiência traumática; histórico de abuso sexual e mudanças na forma como o cérebro funciona e reage a determinadas situações.
.
Quais são os sintomas de síndrome do pânico?
Os sintomas da síndrome do pânico são: Sensação de perigo iminente; Medo de perder o controle; Medo da morte ou de uma tragédia iminente; Sentimentos de indiferença; Sensação de estar fora da realidade; Dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto; Palpitações, ritmo cardíaco acelerado e taquicardia; Sudorese; Tremores; Dificuldade para respirar, falta de ar e sufocamento; Hiperventilação; Calafrios; Ondas de calor; Náusea; Dores abdominais; Dores no peito e desconforto; Dor de cabeça; Tontura; Desmaio; Sensação de estar com a garganta fechando; Dificuldade para engolir