Edição n° 51
.
A AES Eletropaulo concessionária de fornecimento de energia elétrica e a MetLife seguradora, mediante acordo firmado com Procon-SP, serão obrigadas a devolverem, em dobro, valores cobrados indevidamente nas contas sobre seguros de vida e planos odontológicos não contratados pelos clientes na conta de energia elétrica.
O jornal Folha Carapicuibana entrou em contato com a central da AES Eletropaulo a fim de confirmar a situação e, por meio de nota, a empresa disse, como justificativa, que a MetLife disponibilizou dados equivocados relativos aos planos odontológicos, o que gerou a inserção da cobrança nas contas.
O meio de venda de produtos e serviços por meio da conta de energia elétrica é legalizado desde 2013 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), entretanto, se faz necessário a aceitação do mesmo pelo consumidor, o que não ocorreu.
O Procon orienta o consumidor para que fique atento as faturas das contas e solicita, ainda, para todos que constatarem taxas indevidas na conta de luz, entrar em contato com a AES Eletropaulo, pois esta terá que fazer a devolução em dobro referente aos valores pagos pelo consumidor de energia elétrica, uma vez que não houve o consentimento do cliente para tais cobranças. Se porventura o consumidor não conseguir solucionar o problema, deverá entrar em com órgão Procon diretamente pelo site: www.procon.sp.gov.br