Edição n°51
.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando transmitida pelo Aedes aegypti ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.
Em janeiro de 2017, o Estado de Minas Gerais começou a investigar 23 casos suspeitos de febre amarela. Além disto, suspeita-se que 14 óbitos podem estar relacionados à doença.
.
Tipos de mosquitos transmissores e forma de transmissão
Como já foi dito, a febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para a pessoa que for picada. Mas, independentemente de como se contraia a febre amarela, a doença é a mesma.
Pessoas que nunca se vacinaram contra a febre amarela, correm o risco de contrai-la ao viajarem para regiões onde a doença é ativa. O risco é maior para as pessoas com mais de 60 anos de idade e qualquer pessoa com imunodeficiência grave devido a HIV/AIDS.
.
Sintomas:
Os sintomas da febre amarela são: Febre; Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas; dor de cabeça; perda de apetite; náuseas e vômito; olhos, face ou língua avermelhada; fotofobia; fadiga e fraqueza.
.
Tratamento:
Infelizmente não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.