Edição n° 50
O rompimento de um cano na Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Caldas (Centro), bem em frente ao supermercado Cobal, inviabilizou totalmente o fluxo em uma das faixas – inviabilizando parcialmente a outra. O problema ocorreu na última quarta-feira, no momento da forte chuva que caía sob o centro da cidade de Carapicuíba, se estendendo ao dia seguinte. Devido ao vazamento, abriu –se um buraco no asfalto, alagando totalmente a faixa utilizada pelos ônibus.
Mesmo estando a menos de 100 metros da SMTT (Secretaria de Transporte e Trânsito) de Carapicuíba, nenhum tipo de sinalização foi colocada no local a fim de evitar acidentes.
Alguns leitores da Folha Carapicuibana enviaram de forma exclusiva ao jornal vídeos e fotos da situação, feitos em ambos os dias, respectivamente. Os munícipes pedem encarecidamente ao poder público local que tome as providências cabais aos fatos., tendo em vista que as chuvas prevalecerão por esses dias.
Conforme o artigo 60, capítulo lll do Código de Trânsito Brasileiro, as vias urbanas são classificadas como sendo via de trânsito rápido; via arterial; via coletora e via local.
A referida avenida é classificada como sendo “via arterial”, que é aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros (residências, comércios) e às vias secundárias e locais (travessas e ruas paralelas, que dão acesso aos demais bairros da cidade), possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
Em outras palavras, a Av. Deputado Emílio Carlos, sendo uma via arterial, é a principal avenida do centro, ligando a cidade às travessas e ruas paralelas que levam aos demais bairros de Carapicuíba e aos municípios de Barueri e Osasco, bem como ao bairro de Alphaville – localizada a 3 minutos do Shopping Tamboré, mais precisamente na esquina da ponte Toufic Joulian- ponte Alphaville. Conforme o artigo 60, capítulo lll do Código de Trânsito Brasileiro, as vias urbanas são classificadas como sendo via de trânsito rápido; via arterial; via coletora e via local.
O jornal Folha Carapicuibana, por meio desta informação, contata diretamente o prefeito Marcos Neves, pleiteando o reparo que se faz necessário, conforme os fatos.