Edição n°50
Todos desportistas, sejam eles profissionais ou não, podem observar que, durante as atividades físicas, os batimentos cardíacos se aceleram. Mas até que ponto devemos deixa-lo acelerar?
Para obtermos esta resposta, é preciso saber a frequência cardíaca de repouso. Para isto, primeiramente, temos que saber qual é a nossa frequência cardíaca por minuto ou (BPM) batimentos por minuto após o despertar. Podemos marcá-la com nossos dedos ou, ainda, com um medidor de frequência cardíaca.
Em seguida, é preciso saber a frequência cardíaca máxima. Esta é a maior frequência que se pode atingir durante um exercício. O melhor modo de determiná-la é submeter-se a um teste em uma esteira, juntamente a um eletrocardiograma.
Após descobrir a frequência cardíaca máxima, está na hora de determinar a faixa ideal de batimentos cardíacos para se praticar exercícios físicos. Especialistas estimam que o ideal, sem dúvida alguma, é praticarmos atividades físicas entre 60% e 75% de batimentos cardíacos, e que jamais deveremos chegar aos 90%.