Os perigos da miocardite: inflamação no miocárdio

Edição n°49

Por Thiago Oliveira Borges

.

Miocardite é uma inflamação no miocárdio, ou seja, em um músculo do coração.

 

Principais consequências

As principais consequências da miocardite são: a redução da capacidade do coração bombear sangue e o surgimento de arritmias cardíacas.

 

Causas

Existem muitas causas para a miocardite, mas infecções virais são as mais comuns. A miocardite viral costuma surgir durante ou logo após uma infecção viral, que pode ser tão simples quanto um resfriado. Em geral, menos de 1% das infecções virais acabam atingido o coração, porém, em infecções pelo Vírus Coxsackie B, a incidência de miocardite pode chegar aos 5%.

Apesar da miocardite viral ser a principal causa de miocardite, ela não é a única. Há dezenas de outras causas de miocardite, por exemplo:

Doença de Chagas; Tuberculose; Infecção por bactérias, como Streptococcus, Staphylococcus, Salmonella, Mycoplasma, Meningococo, Gonococo, pneumococo e Clamídia; Leptospirose, entre outras.

 

Sintomas

A miocardite possui quadros com poucos sintomas ou quase nenhum sintoma. O grande problema aparece quando o acometimento do músculo cardíaco provoca disfunção do mesmo, levando a um quadro chamado de insuficiência cardíaca.

 

Tratamento

O tratamento da miocardite depende da causa e da gravidade. Casos brandos não necessitam de tratamento específico e costumam se curar espontaneamente com o tempo.

É possível evitar a miocardite através da prática de boa higiene. Basicamente a prevenção do HIV pode ser utilizada para prevenir a miocardite.