Edição n° 49
Munícipes e motoristas dos ônibus coletivo de uma das empresas que operam em Carapicuíba, leitores assíduos da Folha Carapicuibana, se organizaram a fim de enviar uma série de denúncias da mesma natureza ao jornal, com o intento de fazer um apelo às autoridades competentes. Segundo um dos munícipes, sr. João Adilson, ciclistas ficam na garupa dos ônibus que se dirigem às Avs. Rui Barbosa e Ângela P Tolaine. Detalhe: muitos dos condutores destas bicicletas são crianças!
De acordo, ainda, com o sr. João Adilson, “Pegar rabeira” é uma prática muito comum entre os adolescentes, mas que, infelizmente, acaba oferecendo riscos a vida de quem se vale desse meio para se divertir – ou para outros fins – e a vida de terceiros.
Segundo este grupo de leitores, esta prática é de conhecimento mútuo e notório na cidade e os motoristas ficam apreensivos, pois sabe-se que os riscos são altos. Todavia, as autoridades competentes não estão cumprindo seu papel. Em Ribeirão Preto, por exemplo, essa prática é crime tipificado com pena prevista em Lei, sendo que ambas as partes podem ser condenadas à prestação de serviços comunitários. Caso o praticante tenha mais de 18 anos, este será encaminhado à delegacia e responderá por crime, de acordo com o entendimento do delegado no inquérito policial.
De acordo com a argumentação dos munícipes, quer seja os vereadores, quer seja o prefeito da antiga gestão não se atentaram à esses problemas, tendo em vista que as bicicletas poderiam ser apreendidas, entre outras medidas cabíveis. Entretanto, os leitores gostariam de frisar às autoridades que um pedido da equipe do jornal é um pedido da população como um todo.
O jornal Folha Carapicuibana irá contatar diretamente o Conselho Tutelar da cidade e, desde já, solicita ao prefeito Marcos Neves que se atenha aos fatos – por exemplo, criando campanhas com o objetivo de conscientizar os jovens.
Acabemos com esta prática!